O uso de eletrodomésticos é comum na realização de diversas atividades e na limpeza da casa, porém devemos estar atentos ao seu uso, pois pode resultar em um consumo excessivo de energia, o que acarreta várias consequências para o nosso bolso.
Depois de passarmos por todos os feriados de Natal e Ano Novo, é normal que nossa conta de energia fique muito alta. Para reduzir o pagamento da próxima conta, vamos explicar alguns truques que podem ser feitos em casa para economizar energia. São medidas que não exigem grandes mudanças e que podem ser facilmente implementadas.
Economizar energia tem vários efeitos positivos no meio ambiente, embora possa não parecer à primeira vista. O consumo constante de energia requer a utilização de combustíveis específicos para a sua geração, o que resulta na emissão de gases poluentes para o meio ambiente.
Isso é considerado uma das principais causas das mudanças climáticas. No entanto, a vantagem é que podemos fazer pequenas mudanças em nosso dia a dia para contribuir positivamente.
Desconecte dispositivos que não precisam ficar ligados o dia todo! Quando não estão em uso, eles continuam consumindo energia. Também é importante não sobrecarregar uma tomada múltipla, evitando assim o excesso de carga elétrica e possíveis curtos-circuitos.
A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia. Portanto, recomenda-se mantê-la a uma temperatura entre 3°C e 7°C, enquanto o freezer deve estar entre -20°C e -18°C. Além disso, é importante manter a porta fechada o máximo possível para evitar que o calor externo entre e prejudique a estabilização da temperatura.
Outro eletrodoméstico que consome significativamente energia é o ar-condicionado, seja no inverno ou no verão. Durante o inverno, é aconselhável ventilar a casa por 5 minutos pela manhã e, em seguida, ligar o ar-condicionado com todas as portas e janelas fechadas para gerar calor. Além disso, é importante substituir o filtro pelo menos uma vez por ano.
Ao lavar roupas, tente usar cargas maiores para aproveitar eficientemente o consumo de energia elétrica e água, pois lavar poucas roupas de cada vez pode resultar em um desperdício considerável de ambos os recursos. Além disso, use água fria para a lavagem e limpe o filtro com frequência para economizar energia.
Outro ponto importante a considerar é a aquisição de eletrodomésticos para cozinha, limpeza ou outros, que tenham etiquetas energéticas marcadas como A+, A++ ou A+++, pois esses aparelhos têm um menor consumo de energia. Ao adotar essas medidas de economia de energia, você reduzirá gastos excessivos e pagará menos na conta de energia.