É verdade que o WhatsApp deixará de funcionar em vários telefones a partir de 31 de maio? | Há vários dias, alguns sites de notícias afirmam que, a partir de 31 de maio de 2023, o WhatsApp deixará de funcionar em vários smartphones, tanto Android quanto iPhone. A informação é tão alarmante que tem preocupado milhares de internautas nas redes sociais; no entanto, seria uma farsa que se repete deliberadamente todos os meses. Aqui contamos os detalhes.
É impossível identificar qual página foi a primeira a compartilhar essa informação falsa, por mais alarmante que pareça. A informação acaba sendo replicada por outros meios. Conforme detalha o Xataka, portal internacional especializado em tecnologia, essa lista de “telefones que vão ficar sem WhatsApp” já circula há vários anos e se disfarça de novidade a cada mês.
O referido meio de comunicação entrou em contato com o WaBetaInfo, famoso portal dedicado exclusivamente ao WhatsApp, e eles afirmaram que todas as notícias que tratam do abandono do suporte, publicadas a partir de 31 de dezembro de 2022, são totalmente falsas. Até mesmo este site às vezes vem desmentir esses rumores que parecem não ter fim.
“Assim como outras empresas de tecnologia, a cada ano identificamos os dispositivos e softwares mais desatualizados e aqueles com menos usuários para decidir o que deixar de oferecer suporte. Esses dispositivos também podem não ter as atualizações de segurança mais recentes ou a funcionalidade necessária para executar o WhatsApp”, diz Meta.
Em seu blog oficial, os desenvolvedores do WhatsApp detalharam em quais smartphones você pode usar o aplicativo de mensagens instantâneas. Embora não tenham fornecido os modelos exatos, eles indicaram os sistemas operacionais compatíveis. Aqui nós os revelamos para você.
Em outubro de 2023, o WhatsApp anunciou que deixará de oferecer suporte aos usuários do sistema operacional Android 4.1. A partir dessa data, apenas usuários com celular com Android 5.0 (sistema operacional lançado em 2014) ou versões posteriores poderão utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas. Embora haja vários usuários que ficarão sem o aplicativo, o número será muito pequeno.
Segue abaixo a lista de celulares que, supostamente, vão “ficar sem WhatsApp”: