O botox é um dos procedimentos estéticos mais utilizados para combater as rugas do rosto, graças à sua forma direta e rápida de atuação. Na verdade, este é um tratamento que vem sendo utilizado há muitos anos, o que lhe permitiu avançar e melhorar cada um dos fatores que influenciam seu processo de aplicação. Se você já pensou em aplicar essas injeções, mas não descobriu, ficará satisfeito em saber que desta vez vamos revelar como funcionam e tudo o que você precisa saber antes de recorrer a elas. Você teria coragem de experimentar o botox?
O que é botox?
O portal de saúde Mayo Clinic explica que as injeções de botox “são conhecidas principalmente por sua capacidade de reduzir o aparecimento de algumas rugas faciais… Elas bloqueiam certos sinais químicos dos nervos, principalmente os sinais que fazem os músculos se contraírem”. Costumam ser muito utilizados como procedimentos estéticos em pessoas que desenvolvem linhas de expressão pronunciadas, em áreas próximas aos olhos, testa ou sulco nasolabial.
Essas injeções contêm uma toxina conhecida como onobotulinumtoxin ou toxina botulínica, que também pode tratar outros problemas, como espasmos no pescoço, contraturas musculares, controlar a transpiração excessiva, reduzir enxaquecas crônicas e disfunção da bexiga. No entanto, na maioria dos casos, é usado para devolver uma aparência firme e jovem ao rosto.
O botox é um dos tratamentos mais seguros e experientes do mundo da estética, mas você deve procurar um especialista que realize essa técnica para prevenir o envelhecimento da pele. Além disso, esta é uma opção que não comporta muitas restrições na hora de ser aplicada, já que pode ser praticada tanto em mulheres quanto em homens entre 18 e 65 anos. No entanto, existem algumas exceções a esta regra. Por isso, convidamos você a conhecer todos os detalhes que deve levar em conta antes de experimentar o botox.
Aspectos que deve ter em conta antes de recorrer ao botox
Procure um especialista:
O passo mais importante que você deve dar, antes mesmo de pensar em experimentar o botox, é consultar um especialista em medicina estética. Os profissionais não só se encarregarão de explicar detalhadamente o processo envolvido neste procedimento, mas também diagnosticarão se é necessário ou se você pode escolher outra opção. Além disso, experimentar o botox com um especialista ajudará a evitar efeitos indesejados e reações negativas devido à má aplicação.
Revele todo o seu historial médico:
Quando for a uma consulta médica, é importante que revele todo o seu historial médico, tanto os procedimentos estéticos a que recorreu anteriormente, como os medicamentos que está a tomar atualmente. O botox é contraindicado em alguns casos de doenças, por isso será necessária total transparência para identificar se você é um bom candidato.
Tome os devidos cuidados:
Antes de se submeter ao tratamento, o médico provavelmente revelará uma série de cuidados que você deve seguir à risca. Isso inclui evitar medicamentos que afetam a coagulação, consumo de álcool e suplementos nutricionais, como a vitamina E.
Quanto tempo dura aproximadamente o botox na sua pele?
Na maioria dos casos, o botox tende a permanecer na pele por 4 a 5 meses. Portanto, será necessário repetir o procedimento após esse tempo para manter os resultados.
Conheça todos os efeitos colaterais:
Apesar de seus grandes benefícios, o botox também pode apresentar uma série de efeitos colaterais que devem ser explicados pelo seu médico especialista. No entanto, entre eles estão dores de cabeça, retenção de líquidos na área, hematomas, fraqueza muscular ou reações alérgicas em alguns casos.
Quem não pode recorrer a este procedimento cosmético?
Embora este produto possa ser utilizado por homens e mulheres das mais diversas idades, o botox não pode ser utilizado por grávidas, pessoas com doenças neuromusculares ou alergias a ovos. Além disso, se você já experimentou e desenvolveu uma reação alérgica à toxina, não é aconselhável tentar uma segunda vez.
O Botox é uma excelente opção para reduzir as rugas de forma imediata, mas antes de experimentá-lo deve-se levar em consideração essa série de aspectos que influenciam diretamente no procedimento. Acima de tudo, é necessário que você compareça com um especialista certificado em sua aplicação para evitar uma experiência e resultado ruins.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.