O ovo é um dos produtos de origem animal mais consumidos mundialmente, destacando-se por ser um alimento altamente nutritivo que faz parte da alimentação de milhões de pessoas. Desta forma, todos os nossos leitores reconhecerão perfeitamente que, seja no café da manhã, almoço ou jantar, o ovo é sempre um excelente companheiro.
Por isso, hoje vamos nos concentrar em responder à pergunta: é seguro comer ovos com casca rachada? Sem mais delongas, vamos ver os detalhes a seguir. Continue lendo!
É seguro comer ovos com casca rachada? É isso que você precisa saber
A realidade é que não é seguro comer ovos comprados no mercado com casca rachada. A razão para isso é muito simples de explicar: as bactérias que podem estar na casca do ovo, por saírem do corpo da galinha pelo mesmo duto por onde são excretadas as fezes, são capazes de entrar pelas frestas da casca e contaminar o alimento. Assim, se um ovo for consumido nesse estado, há uma grande probabilidade de se infectar com a bactéria que pode estar contaminando o alimento e, portanto, adquirir intoxicação alimentar.
E se os ovos quebrarem ou baterem no caminho da loja para casa?
Nesse caso específico, em que você tem certeza de que os ovos quebraram ou racharam no caminho de casa, é possível consumi-los com segurança. Para isso, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, responsável pela segurança alimentar, diz que tudo o que você precisa fazer é armazenar o interior do ovo em um recipiente limpo, cobri-lo bem, mantê-lo refrigerado e consumi-lo dentro de dois dias. Portanto, você pode fazer o mesmo se um acidente semelhante ocorrer dentro de sua casa.
O que acontece se eles quebrarem durante a fervura?
Nesse caso, devido ao procedimento de alta temperatura a que os ovos são submetidos, mesmo que a casca se rompa durante o processo, eles estarão seguros para consumo.
Em suma, a segurança no consumo de ovos com casca rachada depende de quando e como ocorreu a rachadura. Se os ovos já estavam rachados quando foram comprados no mercado, o ideal é descartá-los para evitar riscos à saúde. No entanto, se os ovos quebrarem no caminho de casa ou durante o processo de cozimento, é possível consumi-los de forma segura, desde que sejam tomados os devidos cuidados.