Cabelos

É POSSÍVEL eliminar cabelos grisalhos sem usar tinta?

Publicado por
Evelin Leone

O cabelo grisalho é o cabelo que fica branco devido à falta de melanina. Este pigmento é precisamente o que dá cor ao cabelo e à pele ou à íris do olho. À medida que a pessoa envelhece, as células-tronco de melanócitos no folículo piloso desaparecem. É, portanto, o momento em que aparecem os cabelos grisalhos.

O cabelo começa a perder melanina entre os 30 e 40 anos. No entanto, o aparecimento dos primeiros cabelos grisalhos não tem de ser devido ao envelhecimento. Aqui também podem existir fatores genéticos, ambientais e mesmo associados ao estilo de vida de cada pessoa.

Como prevenir os cabelos grisalhos

O que se pode fazer é tomar uma série de medidas que nos ajudem na hora de prevenir os cabelos grisalhos. Ou seja, o processo de aparecimento pode ser retardado. Para isso, será necessário interromper o acúmulo de resíduos nos melanócitos, distúrbio que recebe o nome de estresse oxidativo.

1. Dieta saudável rica em antioxidantes

Um dos remédios mais eficazes para prevenir os cabelos grisalhos é seguir uma dieta saudável, pobre em gorduras e rica em antioxidantes.

  • Frutas cruas e orgânicas.
  • Brotos como trigo, cevada e couve
  • Plantas cruas, frescas e cultivadas organicamente.
  • Abacate.
  • Vegetais como batata, cebola, alho-poró, rabanete, cenoura, espinafre, pepino, nabo, aipo e repolho.
  • Entre outros.

2. Fazer exercício físico

Uma dieta saudável deve ser acompanhada de exercícios físicos regulares se quisermos eliminar os cabelos grisalhos. O exercício retarda o envelhecimento celular e permite que os melanócitos durem mais. Além disso, a atividade diária é o melhor remédio contra o estresse e a ansiedade, duas situações que causam o aparecimento prematuro de cabelos grisalhos ao acumular estresse oxidativo nos folículos pilosos. Desde que o exercício ajude a liberar a tensão, será benéfico até para o cabelo.

Como eliminar cabelos grisalhos com esses remédios e dicas sem usar tintas?

Os remédios e dicas que ajudam a eliminar os cabelos grisalhos devem ser sempre acompanhados de uma alimentação saudável e da prática de exercícios.

1. A cebola. Aplicar cebola diretamente no couro cabeludo reduz a aparência de cabelos brancos. O suco de cebola também pode ser aplicado diariamente por várias semanas no cabelo, massageando suavemente e deixando descansar por cerca de 30 minutos.

2. A polpa do abacate. O abacate contém minerais, ácidos graxos e vitamina E que proporcionam saúde e beleza aos cabelos. Aplicar a polpa do abacate em todo o cabelo, deixar repousar 20 minutos e lavar a seguir, é um bom remédio para reduzir os cabelos grisalhos.

3. Óleo de Argan. Você pode fazer uma máscara capilar com óleo de argan e aplicar no cabelo. Depois disso, a cabeça é coberta com touca ou toalha por 20 minutos e depois enxaguada com água quente.

4. O vinagre. Uma solução de vinagre de maçã ou vinagre de arroz pode ser benéfica na remoção de cabelos grisalhos. Para isso, duas colheres de sopa de vinagre são adicionadas a um copo de água e ingeridas pela manhã e à noite.

5. O chá preto. A aplicação com chá preto pode ser feita uma ou duas vezes por semana. Uma xícara de água é fervida com duas colheres de sopa de chá preto e uma pitada de sal. Deixe esfriar e aplique no cabelo, deixando por 15 a 20 minutos. Finalmente, o cabelo é enxaguado.

6. Cúrcuma. Açafrão é perfeito para dar um tom diferente ao cabelo. Uma colher de sopa de açafrão pode ser derramada em um copo de água quente. Misture e deixe esfriar e depois passe nos cabelos secos. Deixe agir por cerca de 20 minutos e lave os cabelos.

Café: O café realmente ajuda a escurecer o cabelo e, se sua intenção é conseguir um resultado rápido, é uma boa dica. Veja como fazer aqui!

O cabelo grisalho é um processo pelo qual todos passam. Pode ser prevenida com uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Para eliminar os cabelos grisalhos sem tingir, deve-se colocar em prática uma série de remédios caseiros, de preferência com produtos naturais para que o cabelo não sofra danos. Mas consulte um especialista antes de fazer uso dessas dicas!


Importante: As dicas compartilhadas neste site são de cunho informativo e não substituem, em hipótese alguma, a opinião de um Tricologista ou Dermatologista. Portanto, procure sempre a orientação desses especialistas e apresente essas soluções naturais para que eles possam avaliar o seu caso.