Dicas de Casa

É possível cortar cebola SEM CHORAR: Veja como!

Publicado por
Evelin Leone

A cebola é um vegetal presente em muitas receitas da culinária italiana e, com seu sabor doce e forte, consegue dar aquele toque extra a qualquer prato.

Porém, toda vez que vamos cortá-la, inexoravelmente começamos a chorar. Felizmente, existem alguns truques úteis para evitar esse inconveniente. Vamos descobrir.

É possível cortar cebola SEM CHORAR: Veja como! – Foto: Freepik

Quando cortamos a cebola, sempre choramos por causa dos produtos químicos liberados durante o corte do próprio vegetal. A cebola contém enzimas e compostos de enxofre, como a alicina.

Quando esses compostos são cortados, eles reagem entre si, formando ácidos sulfúricos. Esses ácidos voláteis combinam-se com a umidade do ar e criam um irritante que estimula as glândulas lacrimais dos olhos.

É possível cortar a cebola SEM CHORAR. Veja como!

Este incômodo fenômeno, embora inofensivo, pode ser evitado tomando alguns cuidados. Primeiro, podemos cortar a cebola diretamente em água corrente, para que a substância picante seja removida durante o corte.

Alternativamente, você pode mergulhá-la em água e limão antes de cortá-la. A água ajuda a neutralizar os irritantes, enquanto o limão acrescenta um toque de frescor.

Outra dica útil para evitar o choro é colocar a cebola no freezer por 30 minutos antes de cortá-la ou, alternativamente, colocar a faca no freezer. Se não houver tempo para esperar a faca esfriar, basta cortar a cebola em um local bem ventilado. O ar em movimento pode dispersar os irritantes e reduzir sua concentração no ar.

Outro método é aquecer a cebola por 30 segundos no micro-ondas antes de cortá-la. Este simples gesto ajudará a reduzir o efeito irritante. Finalmente, você pode enxaguar a faca com vinagre enquanto corta. O vinagre ajudará a reduzir o lacrimejamento.

Neste ponto, só falta experimentar essas sugestões e descobrir qual delas pode ser mais funcional. Com um pouco de prática, picar cebolas certamente se tornará mais agradável.

Lembre-se de que, com o tempo e a prática, muitas pessoas desenvolvem uma maior tolerância aos irritantes das cebolas e choram menos ao cortá-las. Experimente diferentes métodos e dicas para encontrar o que funciona melhor para você e torne a preparação de cebolas mais agradável e sem lágrimas.