É por isso que sua máquina de lavar está estragando suas roupas. Às vezes parece que, em vez de colocarmos a roupa na máquina de lavar, a colocamos em um triturador. Nossas roupas favoritas aparecem com rasgos ou buracos que não estavam lá.
E embora possa ser uma falha da máquina, também existe um fator humano que faz com que a máquina de lavar acabe estragando as roupas.
Além dos buracos, há as manchas e pelos de animais, então, se descartar que seja um problema técnico, é hora de rever a forma como você lava suas roupas. Então, vamos ver alguns dos motivos pelos quais sua máquina de lavar pode estar danificando as roupas.
1. Você não separa as roupas corretamente
Para dividir as roupas corretamente, é necessário observar as etiquetas das peças. Dessa forma, você saberá a que temperatura lavá-los. Nesse sentido, você terá pilhas que são lavadas com água fria, morna e quente (embora este último grupo seja geralmente bem pequeno).
Mas isto não é tudo. Depois de fazer essa distinção, você também pode fazer a separação de cores tradicional.
2. Lava sempre com água fria
É verdade que a maioria das roupas são lavadas em água fria porque a esta temperatura a cor, o tecido e a elasticidade das peças não se alteram. No entanto, não é conveniente lavar todas as roupas à mesma temperatura.
A água fria pode causar estragos em roupas que não devem ser lavadas nessa temperatura. Com isso, queremos dizer que não ficarão limpos e, mesmo que o ciclo tenha terminado, podem reter maus odores.
Roupas coloridas têm considerações especiais para lavar. Você tem que ler os rótulos para evitar falhas.
3. Você não adicionou a quantidade correta de detergente
Todos nós sabemos, e em algum momento usamos a frase: “os extremos são ruins”. Isso pode ser aplicado à quantidade de detergente que você coloca em suas roupas.
Se você usar muito pouco, a sujeira vai aqui e ali e não vai pelo ralo, o que resulta em roupas sujas. Se você usar muito, nem todo o detergente pode ir pelo ralo e você pode acabar com a roupa manchada.
Assim, a recomendação é que você leia as instruções do produto e despeje de acordo com a temperatura da água e o tipo de roupa.
4. Você esquece de fechar os zíperes ou checar os bolsos
Já aconteceu com você que toda vez que você lava suas roupas fica com uns furinhos irritantes que te impedem de usá-las novamente para sair? A razão por trás de tudo isso pode ser que você deixou o zíper de metal de uma de suas roupas aberto.
O problema também está nos ganchos do sutiã, nos botões grandes ou nas fivelas. Esses tipos de acessórios tendem a enroscar durante o ciclo de lavagem, causando rasgos e furos.
Da mesma forma, é comum esquecer de checar os bolsos. O mesmo acontece com deixar uma caneta, que causará manchas quase impossíveis de remover.
5. Você sobrecarrega demais a máquina de lavar
É possível que sua máquina de lavar esteja estragando as roupas por excessos, como já avisamos anteriormente. Neste caso, sobrecarregar a máquina pode levar a roupas estragadas . Estamos falando de manchas e pedaços de detergente, emaranhados, sujeira e odores desagradáveis.
6. Você deixa as roupas por muito tempo no tambor da máquina de lavar
Encontrou manchas pretas nas roupas? Isso pode ser mofo, por deixá-lo muito tempo no tambor da máquina de lavar. Agora, se não for esse o caso, já que você tirou a roupa assim que a máquina de lavar terminou, as manchas podem ser de graxa, o que é sinal de que há um problema no motor.