É perigoso beber café descafeinado? Especialista explica.
Para uma grande porcentagem da população mundial, o café desempenha um papel essencial em sua rotina diária, aspecto que o tornou uma das indústrias mais lucrativas e importantes do mundo. De acordo com o que foi indicado pela indústria cafeeira mundial, pode-se notar que este setor é dominado principalmente por sete países, sendo eles Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia, Etiópia, Honduras e Índia.
Da mesma forma, tem sido apontado que esta indústria representa atualmente 4º lugar no ranking de Valor Bruto de Produções (VBP) de produtos das lavouras, com participação de R$ 42.598 bilhões no PIB brasileiro.
Na última semana, dentro de uma conversa na rede social Tik Tok, surgiram vários questionamentos, como mencionar qual é o melhor café ou em que país é produzido, e se é verdade que o café descafeinado é mais prejudicial do que o café normal, motivo que levou a um especialista e químico responder em seu perfil pessoal do TikTok.
O café descafeinado é mais prejudicial do que o normal?
O especialista em engenharia de alimentos e biotecnologia esclarece em seu último vídeo por que beber café descafeinado não é mais prejudicial ao corpo do que o café normal. Rafa Carbajal menciona vários estudos e análises que mostraram que esse não é o caso e passa a explicar por que consumir café descafeinado é tão seguro quanto consumir café comum.
Como nos explica o biotecnólogo, na informação falsa que circulou nas redes sociais, é feita referência a um solvente que pode ser tóxico para o organismo: o cloreto de metileno, porém, Rafa também explica por que esse material não representa perigo em nosso café descafeinado.
O cloreto de metileno é um composto usado para extrair a cafeína dos grãos de café, estes são submersos neste produto químico e depois são passados para um forno para eliminar o solvente que é bastante volátil, depois de terem passado por este processo é retomada a torrefação do grão e continuando com o resto dos passos para chegar ao café descafeinado, este foi o detalhe que fez muitos pensarem que esta variedade de café poderia ser perigosa a saúde devido à presença do composto tóxico.
Mas o especialista explica que devido ao processo, o cloreto de metileno é quase totalmente eliminado do grão de café e por isso não há problema em consumirmos o café descafeinado, já que a concentração, que é próxima de 0,001% , está dentro os parâmetros permitidos para evitar que seja tóxico.
Já sabe, sempre que se deparar com informações duvidosas na internet, não se esqueça de consultar outras fontes ou especialistas para esclarecer suas dúvidas.