O uso do micro-ondas é uma prática comum e conveniente no cotidiano moderno. É útil para aquecer rapidamente as refeições, descongelar alimentos e até cozinhar determinados pratos. No entanto, muitas pessoas questionam se é seguro ou não aquecer a comida no micro-ondas. Este artigo explora o que os especialistas dizem sobre esse assunto.
Para entender a segurança do uso de micro-ondas, primeiro precisamos entender como esses aparelhos funcionam. Micro-ondas funcionam emitindo ondas de rádio de alta frequência que agitam as moléculas de água nos alimentos, criando calor que cozinha ou aquece os alimentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, o uso de micro-ondas para aquecer alimentos é seguro, desde que seja usado corretamente. As ondas de rádio usadas nos micro-ondas não são suficientes para tornar os alimentos radioativos ou degradar a qualidade nutricional dos alimentos além do que aconteceria com outros métodos de cozimento.
No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados ao usar o micro-ondas.
Um dos principais desafios do aquecimento de alimentos no micro-ondas é que ele nem sempre aquece os alimentos de maneira uniforme. Isso pode ser um problema, especialmente ao aquecer alimentos que precisam ser cozidos completamente para serem seguros para comer, como carnes cruas. Para evitar isso, recomenda-se mexer ou virar os alimentos durante o aquecimento para garantir um aquecimento uniforme.
Outra preocupação é o tipo de recipiente usado para aquecer os alimentos. Alguns plásticos podem liberar substâncias químicas potencialmente nocivas quando aquecidos. Portanto, é importante usar apenas recipientes que sejam rotulados como seguros para micro-ondas.
Além disso, nunca se deve usar recipientes de metal no micro-ondas, pois eles podem causar faíscas que podem danificar o aparelho ou até mesmo causar um incêndio.
Há também uma preocupação com a perda de nutrientes ao cozinhar ou aquecer alimentos no micro-ondas. No entanto, a pesquisa indica que esse efeito não é exclusivo do micro-ondas. Todos os métodos de cozimento podem levar à perda de nutrientes em alguma medida, já que o calor pode quebrar algumas vitaminas e minerais. Na verdade, cozinhar no micro-ondas pode preservar mais nutrientes em alguns casos, pois muitas vezes requer menos tempo e menos água que outros métodos de cozimento.
Em suma, a maioria dos especialistas concorda que o aquecimento de alimentos no micro-ondas é seguro, desde que sejam tomadas as precauções adequadas, como o uso de recipientes seguros para micro-ondas e a garantia de aquecimento uniforme dos alimentos. Além disso, enquanto o micro-ondas pode levar à perda de alguns nutrientes, isso não é exclusivo deste método de cozimento. Portanto, é um mito que cozinhar ou aquecer alimentos no micro-ondas é perigoso ou nutricionalmente inferior a outros métodos de cozimento.