Contorno é um método de maquiagem utilizado para definir o rosto, realçar as maçãs do rosto, reduzir o queixo duplo, afinar o nariz e diminuir a testa, entre outros aspectos. Este método consiste em aplicar tons claros e escuros no rosto para obter os efeitos desejados.
Geralmente, o contorno é aplicado em pontos estratégicos para afinar o rosto. Ele é colocado nas laterais do rosto, na testa, sob o queixo e no nariz. O formato do rosto vai determinar o contorno, variando de acordo com se o rosto é mais oval, redondo, quadrado, etc. Ao identificar o tipo de rosto que temos, podemos ocultar ou destacar mais facilmente as áreas que desejamos.
O que é contorno?
O contorno geralmente consiste na aplicação de um bronzer mais escuro para contrastar com o tom da pele. Essa maquiagem é colocada sob as maçãs do rosto, nas têmporas e no maxilar. O passo fundamental para que essa técnica funcione é a mistura correta para que o bronzer passe despercebido.
O especialista Roberto Seguiro, maquiador oficial da Lancôme, deu uma aula de conselhos a serem levados em consideração, de acordo com o formato do rosto. “Se você tem maçãs do rosto pequenas, deve adicionar volume brincando com tons claros. Uma pessoa com nariz achatado deve adicionar volume à ponta. Se os olhos estiverem muito próximos, deve-se aplicar um tom bem claro na região do canal lacrimal para dar volume”, explica o especialista.
Como conseguir um contorno natural?
- Use um sérum colorido no rosto para uniformizar a pele.
- Aplique um tom adequado de corretivo para esconder as olheiras.
- Você pode usar a base como iluminador e aplicá-la na ponte do nariz, no sulco nasolabial e no arco sob a sobrancelha.
- Coloque uma base mais escura no osso do olho, na base dos cílios, na parte inferior da maçã do rosto, ao redor da mandíbula e nas laterais do nariz.
- Finalize aplicando um iluminador na pálpebra móvel, ao redor do lábio e na parte superior da maçã do rosto.
Contorno para rosto redondo
Se você tem rosto redondo, deve aplicar tons mais claros na região do queixo e na região da testa também para estilizar o rosto. Aplique tons escuros nas laterais para estreitar a área.
É assim que um bom contorno é feito:
- Primeiramente, aplique a base de maquiagem e depois os contornos.
- Combine cores claras e escuras e diferentes texturas como creme, bastão ou pó.
- Os tons escuros são aplicados na parte superior da testa, nas têmporas, nas maçãs do rosto desde as costeletas e em direção à boca; onde cai a íris do olho; sob o queixo, ao redor do nariz e sob o lábio.
- Esconda quaisquer imperfeições aplicando um pó compacto fosco. Hoje em dia, está na moda usar contornos iridescentes ou brilhantes, sempre em tons claros.
- Obtenha uma boa mistura usando um pincel grosso que cria um efeito de esponja ao bater.
Truques para contornar
Especialistas recomendam aplicar um corretivo de olheiras de tom mais claro para dar um efeito de mais volume ao rosto. Os especialistas indicam ainda, que os pós compactos mais escuros servem para reduzir o volume e são muito utilizados na região do queixo duplo. São aplicados com pincel largo em toques. Por fim, para destacar mais as maçãs recomenda-se fazer o gesto de beijar com a boca e observar se a região afunda. Nesse local, você deve aplicar um pouco de pó compacto para destacar as maçãs do rosto.