Se alguém perguntasse a descrição exata, rígida e indiscutível do sabor do doce de leite, dificilmente encontraria palavras para descrevê-lo. Sua doçura e densidade são características marcantes, e por isso que queríamos encontrar uma ótima receita para fazer em casa.

Com esta proposta você terá o tradicional doce de leite caseiro, embora possam ser feitas variações como adicionar nozes, amêndoas ou substituir metade do açúcar por mel para obter novas versões.

Ingredientes:

  • 2 litros de leite integral
  • Meia fava de baunilha ou uma colher de sopa de essência
  • 500g de açúcar branco
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação do doce de leite caseiro:

1- Começamos despejando o leite em uma panela em fogo médio até ferver. Retiramos do fogo e coamos com uma peneira em uma panela alta para facilitar o preparo do nosso doce.

2- Adicione a baunilha junto com o açúcar e leve ao fogo alto mexendo com uma colher de pau. É importante mexer vigorosamente.

3- Quando levantar fervura e o açúcar estiver dissolvido, adicione o bicarbonato de sódio. Veremos que a mistura começa a espumar e aumenta seu volume. Abaixamos o fogo para o mínimo e em seguida, mexemos. Quando a espuma desce e começa a engrossar, mexemos constantemente para que não grude.

4- Continuamos mexendo até que com a colher possamos formar um sulco no fundo da panela, esse é o ponto de cozimento.

5- Retiramos do fogo e em seguida,  colocamos o fundo num tacho com água fria e mexemos até o doce arrefecer, vamos ver que está a tomar a consistência a que estamos habituados. Pronto para comer! Podemos usá-lo para sobremesas, bolos ou simplesmente comê-lo às colheradas.