Disney Plus adiciona novos avisos sobre conteúdo com estereótipos racistas.
O serviço de streaming mostrará mensagens de 12 segundos em filmes e desenhos animados clássicos que incluem cenas “retratadas negativamente”.
Como parte de sua iniciativa “Stories Matter”, Disney Plus implementou um novo aviso em diferentes títulos de seu catálogo, para informar aos telespectadores que o conteúdo que eles estão prestes a assistir inclui estereótipos racistas.
>>Novo Apple Music TV: videoclipes retornam com streaming
Antes de iniciar a reprodução, o serviço de streaming mostrará uma mensagem de 12 segundos em tela cheia, que não pode ser omitida, onde afirma que “o programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos a pessoas ou culturas”.
“Esses estereótipos estavam errados naquela época e estão errados agora. Em vez de remover esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo”, conclui o anúncio.
Clássicos como Peter Pan (1953), Dumbo (1941), The Aristocats (1970), The Jungle Book (1967) e Lady and the Tramp (1955) agora exibem esses avisos, que também aparecerão com destaque junto com a descrição do título.
>>Netflix sem o primeiro mês grátis: agora o segundo mês será gratuito
O aviso também direciona os usuários ao site Stories Matter, onde as questões sociais atuais são discutidas e fornece uma breve explicação de “retratos negativos” que aparecem em certas cenas de filmes e desenhos animados no catálogo Disney Plus.
A página também lista organizações que fazem parte do conselho consultivo da Disney, como a African American Film Critics Association, a Asia Pacific Entertainment Coalition, a National Association of Latino Independent Producers, IllumiNative e GLAAD Media Institute.
>>Netflix: como desativar a reprodução automática no menu de navegação?