Disk Aglomeração já tem cerca de 700 denúncias de filas de bancos

Disk Aglomeração já tem cerca de 700 denúncias de filas de bancos
Disk Aglomeração já tem cerca de 700 denúncias de filas de bancos – Reprodução

Disk Aglomeração já tem cerca de 700 denúncias de filas de bancos. Em 28 dias, cerca de 700 denúncias de aglomeração de pessoas em filas de bancos da cidade do Rio foram feitas ao “Disk Aglomeração”, administrado pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR).

O banco com mais chamados, mais de 200 denúncias, é a Caixa Econômica Federal, principal responsável pelo pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal.

O levantamento do COR compilou denúncias feitas entre 30 de março e 27 de abril, com chamados sobre aglomerações nas portas de outros bancos como Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil.

Depois da Caixa, o Itaú foi a segunda instituição com mais chamados durante o período, cerca de 170. O Bradesco teve cerca de 120 denúncias; Banco do Brasil e Santanter tiveram um pouco menos de cem.

A aglomeração deve ser evitada para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus, causador da doença Covid-19.

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Registro

Segundo o Centro de Operações, os chamados são registrados em tempo real e atualizados a cada três horas. As denúncias são feitas de forma anônima.

São entre 150 e 200 chamados diariamente sobre aglomerações, sendo uma média de 33 relativos a bancos. A região da Zona Oeste é a que mais recebe chamados relacionados ao movimento das instituições bancárias.

O chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, contou que a partir das denúncias, guardas municipais vão ao local para informar sobre o isolamento social e solicitar que as pessoas usem máscaras para evitar a contaminação. A advertência é informativa, sem caráter punitivo.

“Utilizamos, sob orientação da Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública); o drone para filmagem online da situação no local e para disparar a informação por áudio. Acredito que o mais importante é a Caixa evitar as aglomerações e, caso ainda tenha; que ofereça máscaras no local, forneça álcool em gel na fila, faça marcações de espaçamento no chão, meça a temperatura dos clientes na entrada das agências e proíba a entrada de pessoas sem máscaras” comentou.

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Como registrar

As denúncias são anônimas e podem ser feita pela Central de Atendimento ao Cidadão (número 1746), pelo aplicativo para smartphones (Android e iOS) 1746 Rio, pelo WhatsApp (21) 3460-1746 e pela internet (no site https://www.1746.rio/portal/servicos).

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