O Banco Central lançou o Sistema Valores a Receber (SVR) para que os brasileiros pudessem encontrar dinheiro esquecido em contas bancárias antigas. Os motivos que levaram os valores a ficarem parados na conta podem ser os mais variados possíveis. A primeira retirada desses valores ocorreu ainda no início de 2022, mas uma nova fase deve ser inaugurada em 2023.
Por hora, as consultas ao dinheiro esquecido por parte dos brasileiros estão suspensas, mas em breve o Banco Central (BC) deverá divulgar as novas datas e grupos que podem ter direito aos novos montantes.
Contudo, ainda restam algumas dúvidas sobre o assunto, já que existem casos em que o dono do dinheiro faleceu e a quantia permanece parada. Neste caso, será que os herdeiros e parentes podem sacar os valores a receber? Entenda melhor como funciona o assunto.
Primeiramente, saiba que qualquer pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) pode ter acesso à consulta do dinheiro esquecido em bancos, bem como tem o direito de reaver o dinheiro. Depois de encontrar os valores a receber, o contribuinte ou empresa deve solicitar o pagamento por meio de Pix, por exemplo.
Como informado anteriormente, ainda não existe nenhuma data para que o BC libere lima nova rodada de consultas, Contudo, espera-se que isso ocorra entre os meses de março e abril de 2023. Assim que o sistema for disponibilizado novamente, ele ficará disponível no endereço eletrônico: valoresareceber.bcb.gov.br.
O governo brasileiro divulgou informações para proteger os cidadãos, pois inúmeros golpes já foram aplicados a cerca do SVR. Veja quais são as orientações para se proteger dos ataques que foram divulgadas no portal gov.br:
Na situação questionada aqui, devemos recorrer ao que o BC afirmou ainda no início de 2022, já que a regra deve se manter a mesma neste ano.
Segundo o banco, terceiros legalmente autorizados poderão sacar o dinheiro esquecido na conta do proprietário. Sendo assim, as pessoas que têm esse direito são:
Todas essas pessoas têm a permissão de resgatar o dinheiro esquecido caso haja algum valor na conta pessoal ou empresariam. Resta apenas aguardar a liberação da nova fase de consultas e transferências.