Dinheiro esquecido no Banco: como sacar o valor de um familiar falecido? Consulte. Tá todo mundo de olho na grana que está esquecida nos bancos, mesmo que o familiar já tenha falecido.
Pois é, os herdeiros, filhos e filhas, viúvas ou viúvos ou dependentes de titulares da contas corrente ou donos da empresas que morreram ou encerraram as atividades têm direito de sacar valores esquecidos nos bancos.
Quem tiver os números do CPF e data de nascimento do familiar falecido no caso de pessoa física, pode acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/ do BC para fazer a consulta. Já no caso do familiar falecido que tinha empresa, pode usar CNPJ e data da abertura da empresa para fazer a consulta dos valores usando o mesmo site acima.
Se o familiar falecido tiver Dinheiro esquecido no Banco a receber, receberá um aviso com orientações..
Já é possível saber se o familiar falecido tem dinheiro esquecido no banco. Mas ainda não dá para pedir o resgate a partir de 7 de março quando os valores começam a ser liberados porque o Banco Central (BC) ainda não definiu como terceiros podem sacar os valores esquecidos por familiares falecidos.
Em nota, o BC informou que, “em breve irá divulgar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter login gov.br nível prata ou ouro”.
Se você for o titular e tiver dinheiro esquecido no banco a receber, ao fazer a consulta, receberá um aviso que orienta a voltar no site para solicitar o resgate do saldo existente em uma data e horário previamente agendados. Os saques serão liberados de acordo com as datas de nascimentos dos clientes ou da criação das empresas no dia e horários que o BC informa no comunicado. Anote essa data.
O BC elaborou um calendário para a pessoa saber o valor a receber e solicitar o saque. Os clientes que nasceram antes de 1968, por exemplo, saberão o valor exato que poderá ser resgatado e solicitar as transferências entre os dias 7 e 11 de março. Já os nascidos após 1983, a liberação ocorrerá entre 21 e 25 de março. Quem perder a data agendada, tem de esperar a repescagem. Confira calendário:
Quando você recebe a resposta positiva, sim, você tem valores esquecidos nos bancos, o aviso que surge na tela do computador ou celular diz, ainda, que o cidadão ou cidadã tem de ter uma conta gov.br (nível prata ou ouro), que garante maior nível de segurança, como reconhecimento facial, permitindo o acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis.
A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro. O nível bronze, o nível básico, é atribuído quando a pessoa faz cadastro com CPF na plataforma e preenchimento de formulário com dados básicos. O acesso à plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também é outra maneira de garantir o selo de bronze para o seu CPF.
O Canal Tech divulgou o passo a passo para os brasileiros aumentarem o nível de sergurança no gov.br., que reproduzimos abaixo:
Por meio do computador ou celular, ou pelo aplicativo oficial da plataforma (Android | iOS), acesse o gov.br e faça o login com seu CPF e senha;
Selecione a opção “Privacidade”;
Em seguida, toque em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”. É necessário autorizar o acesso;
Por fim, acesse a tela com a sua lista de selos e confira o seu nível atual. Desça a tela para encontrar opções de adquirir novos selos e subir de nível.
1 – Acesse a página do Valores a Receber clicando aqui;
2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;
3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;
4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.