Dinheiro: Aposentados do INSS recebem aumento de margem para empréstimo
O Conselho Nacional de Seguridade Social (CNPS) aprovou a ampliação da margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O empréstimo consignado é aquele descontado diretamente do contracheque do segurado que tomar o empréstimo. E, geralmente, tem as menores taxas de juros do mercado por conta do baixo risco de inadimplência.
O novo aumento da margem possibilita aos aposentados e pensionistas do INSS ter mais grana nas mãos. Dos atuais 35% do valor do benefício, sobe para até 40% de margem.
O beneficiário escolherá como utilizará seu limite de consignação total de 40% sendo no máximo:
Os novos limites começaram a valer a partir desta última quinta-feira (17/03), e foram recomendados pelo Conselho Nacional de Previdência Social, do Ministério do Trabalho e Previdência. A decisão foi publicada do Diário Oficial da União.
Para quem não sabe, o percentual do juros de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas aumentou em dezembro do ano passado. Passou de 1,80% para 2,14 %ao mês. Já para as operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa passa de 3% para 3,06% ao mês.
Além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo também autorizou que cidadãos que recebem benefícios assistenciais (BPC/LOAS), ou que participem do programa Auxílio Brasil também tenham acesso ao empréstimo com juros mais baixos. As mudanças devem beneficiar mais de 50 milhões de brasileiros e entregar cerca de R$ 77 bilhões em empréstimos consignados para esse público.