Cabelos

Diferenças entre caspa e descamação (mais 2 remédios eficazes)

Publicado por
Yanara Cardeal

Sem dúvida, um dos problemas de saúde mais comuns entre homens e mulheres é a caspa. No entanto, muitos confundem caspa e descamação, então aqui contamos as diferenças entre caspa e descamação, bem como remédios caseiros para curá-la.

Vale ressaltar que muitos confundem caspa com descamação do couro cabeludo . No entanto, deve-se saber que a caspa pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou das características do cabelo. Bem, é gerado pelo aparecimento de um fungo ou por condições genéticas.

Mas a descamação é uma condição do cabelo que pode ser aliviada naturalmente sem depender inteiramente de produtos caros.

Por que a descamação capilar aparece?

É produzido pelo processo natural de renovação das células ciliadas do couro cabeludo . Quando o couro seca, ocorre uma descamação profusa, e é por isso que pequenas escamas brancas e secas são liberadas. Se você parar de lavar o cabelo por vários dias, a descamação aumenta e pode causar queda excessiva de cabelo, ressecamento intenso e, em alguns casos, vermelhidão do cabelo (espinhas ou feridas).

Diferenças entre caspa e descamação

Deve-se notar que tanto a descamação quanto a caspa fazem com que as células se desprendam do couro cabeludo, mas são diferentes. As diferenças entre caspa e descamação, primeiro é que a caspa é gerada pela reprodução anormal da Malassezia, um fungo presente no couro cabeludo. Enquanto a descamação excessiva pode ser causada por um destes fatores: alterações hormonais, má alimentação ou pobre em nutrientes, psoríase ou alterações climáticas.

Remédios caseiros para descamação do couro cabeludo

Antes de começar, evite usar xampus sem sulfato ou derivados de petróleo, pois ressecam o couro cabeludo e o enfraquecem. Além disso, deve-se evitar lavar o cabelo com água muito quente e o uso de ferros e secadores, pois danificam o couro cabeludo e facilitam a descamação.

1-Óleo de árvore do Chá

Este óleo tem propriedades antifúngicas que são eficazes no tratamento de descamação e caspa. Quando aplicado no couro cabeludo, reduz o prurido e a irritação e ajuda a recuperar a epiderme.
Você deve adicionar apenas 20 gotas de óleo de melaleuca ao xampu que usa para lavar o cabelo.

2- Óleo de coco com limão

O óleo de coco é perfeito para hidratar os cabelos sem deixá-los oleosos, pois possui propriedades antifúngicas, capazes de eliminar a seborreia e hidratar os cabelos. Mas se você combiná-lo com suco de limão, obterá melhores resultados, pois ajuda a prevenir a caspa.

Atenção! Se você está com descamação ou caspa consulte seu dermatologista.