Se você é como a maioria das pessoas (pessoas comuns, não celebridades de Hollywood que sempre parecem ter pele perfeitas), então você provavelmente tem algumas estrias aqui e ali. Se você está com sorte, essas marcas incômodas estão em uma área completamente escondida pela suas roupas. Mas existem pessoas em que as estrias estão localizadas em grandes áreas do corpo, o que limita o tipo de roupa que podem usar. Estrias podem aparecer sem aviso, algumas pessoas juram que as suas apareceram de um dia para o outro.
Se você quer saber mais sobre e aprender como acabar com as estrias, então o que está a seguir pode ajudar a iluminar mais a questão para você.
O que são estrias?
Estrias são faixas que aparecem na pele quando uma pessoa subitamente perde peso. Esse é um tipo de cicatriz que acontece quando a pele é esticada, e infelizmente, são permanentes. Estrias normalmente começam como linhas vermelhas ou roxas, dependendo da cor da sua pele. Com o tempo elas vão se tornar mais sutis, de um tom azulado. E mesmo que se chamem estrias, o estiramento da pele sozinho não as causa, ainda que influencie onde elas vão estar.
A derme, ou a parte central da pele é onde as estrias normalmente ocorrem, elas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas normalmente ocorrem nos lugares onde existem mais depósitos de gordura, como envolta do abdômen e abaixo do braço. E, mesmo que sejam feinhas, as estrias não geram nenhum problema de saúde.
O que causa as estrias?
Existem diversas causas para estrias, a mais conhecida é a gravidez. Obviamente, quando uma mulher fica grávida, a pele ao redor do seu abdômen é esticada até o limite. E uma vez que deram a luz, a sua pele vai tentar voltar a sua forma normal, nas áreas onde a pele foi muito danificada pelo estiramento é que as estrias aparecem.
Assim como a gravidez, a perda brusca de peso também faz as estrias aparecerem. Se você era obeso há alguns anos e perdeu uma quantidade significativa de peso, devido a dieta e exercícios, existe uma grande chance de aparecerem estrias na sua barriga e em outras áreas com uma camada mais grossa de gordura.
Especialistas também descobriram que a estrias são hereditárias, se alguém na sua família tem estrias, existe uma grande chance que você também vai ter. Cientistas descobriram que certos hormônios chamados glicocorticoides são responsáveis pelas estrias, pois limitam a produção do corpo de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade da pele. E a produção de glicocorticoides depende dos seus genes.
Estas são apenas algumas das razões conhecidas para se ter estrias. Existem outras, mas as mencionadas acima contam uma grande porcentagem dos casos.
Existe uma grande variedade de cremes e pomadas para a pele com um efeito limitado de evitar estrias devido a gravidez, mas eles ajudam a limitar o tamanho e a visibilidade das cicatrizes. Outras maneiras de evitar o aparecimento de estrias é manter uma dieta saudável, rica em antioxidantes (frutas frescas e vegetais), vitaminas A e E (castanhas, sementes, abacates, cenouras, etc.), oléos do tipo Ômega 3 (salmão, bacalhau, e outros peixes oleosos).
Você também precisa manter sua pele hidratada quando estiver grávida. Use uma loção de boa qualidade na sua barriga para mantê-la hidratada e elástica, isso previne que a derme seja danificada, o que faz as estrias aparecerem. Você também pode tomar suplementos alimentares que contenham vitamina A e E se não conseguir obter o necessário na sua alimentação.
Além disso, é também recomendado que você se mantenha hidratado tomando ao menos 8 copos de água por dia. Água ajuda a evitar que sua pele seque, o que também ajuda a ficar mais elástica, auxiliando por sua vez a se recuperar do estiramento causado por ganho de peso ou gravidez. Se exercitar bastante, mesmo quando está grávida, pode ajudar a diminuir a probabilidade de estrias.
Como acabar com as estrias
Existem também algumas maneiras pelas quais você pode tentar acabar as estrias que já estão na sua pele. Algumas pessoas confirmam a eficácia de diversos cremes e pomadas para pele, eles afirmam que eles não apenas clareiam as estrias, mas que elas desaparecem com o uso contínuo. Mas, infelizmente essas afirmações ainda precisam ser comprovadas.
Outro método notável de remover estrias é através da cirurgia. Abdominoplastias são cirurgias cosméticas onde a pele em excesso do abdômen é retirada, deixando um pequena, quase imperceptível, cicatriz sob o umbigo. Ainda assim, é preciso pensar bastante antes de fazer uma abdominoplastia porque é um procedimento grande e invasivo.
Se você não quer passar por uma cirurgia, existe outra maneira criativa de remover suas estrias, pedindo para um tatuador desenhar sobre elas. Muitas pessoas escolhem ter uma obra de arte tatuada em sua pele para esconder as estrias desagradáveis, mas se for fazer uma tatuagem, tenha certeza de escolher um desenho que não vá se arrepender depois.
Estrias podem aparecer quando você menos espera, mas isso não quer dizer que não possa fazer nada sobre elas. Existem muitas maneiras pelas quais você pode prevenir que as estrias apareçam na sua pele, como mencionado acima. Existem também métodos que você pode usar para saber como acabar com as estrias na sua pele, ou ao menos escondê-las para que ninguém possa notar. Ter estrias pode parecer inevitável, mas isso não quer dizer que você tem que viver com elas para o resto de sua vida.
Fonte: Mundo Boa Forma