Ter pontas quebradiças e duplas no cabelo, por mais comprido que seja, é um dos problemas mais comuns que as mulheres sofrem. Pontas quebradiças ou duplas podem ser um pesadelo, mas existem outras soluções além de cortar o cabelo.
As dicas a seguir irão ajudá-lo a modificar sua caixa de pontas quebradiças:
Consumir água suficiente diariamente beneficia a sua saúde em geral, mas também a do seu cabelo, pois obterá a hidratação e os minerais necessários para se manter saudável.
Tente fazê-lo de boa qualidade e, na medida do possível, para cabelos secos ou danificados. Nunca se esqueça de aplicá-lo após lavar o cabelo. Você também deve evitar secar o cabelo ou usar uma chapinha ou modelador de cachos demais, pois o calor excessivo desidrata o cabelo e leva a pontas duplas.
Sobre se você tem cabelo comprido. Não pense que usando mais shampoo você estará limpando melhor o cabelo, não é verdade. Coloque apenas o suficiente para higienizar o couro cabeludo. Limite o número de vezes que você lava o cabelo por semana (não mais que duas ou três). Quando você usa shampoo em excesso, você elimina as barreiras naturais que o corpo produz para proteger os cabelos, causando pontas quebradiças.
Se for à praia ou nadar na piscina, não hesite em usar um chapéu, um lenço ou uma tela de proteção para o cabelo, assim como cuida da sua pele. Cloro, sol, sal marinho, areia e vento são inimigos perigosos do seu cabelo. Da mesma forma, nas cidades e durante o inverno, a poluição ambiental e a fumaça do cigarro causam um efeito prejudicial semelhante.
Ao retirar o excesso de água ou umidade após o banho, não esfregue o cabelo com força com a toalha, pois isso faz mal à saúde. Procure não pentear quando estiver seco, tente fazê-lo somente após o banho ou molhar um pouco, para que não quebre ainda mais.
Se você não tiver outra alternativa e seu cabelo estiver muito ruim nas pontas, reduzir alguns centímetros ajudará a melhorar sua saúde, pois evitará que a fibra capilar continue a se abrir.