Para mostrar uma pele radiante, uma hidratação perfeita e uma maquiagem que ajude a disfarçar as rugas do rosto são algumas dicas importantes. A maquiagem não deve ser uma máscara que nos esconde; é sim uma ferramenta que nos ajuda a realçar a nossa beleza natural.
Para isso, devemos cuidar da pele e conhecer nossas características, para aproveitar ao máximo os produtos de maquiagem e beleza. A genética, o sol, os hábitos alimentares e até a passagem do tempo, tudo tem impacto na pele, que está presente no rosto em linhas de expressão, olheiras e outros sinais da idade, como manchas na pele.
Com o passar dos anos, a pele pode perder firmeza e elasticidade; A diretora de beleza da revista Yo Dona, Marta Sotillo, compartilha algumas dicas práticas que ela usa para mostrar uma pele radiante e disfarçar as rugas.
Mais importante ainda, se você usar muita, pouca ou nenhuma maquiagem, sempre será um rosto limpo. Gel de limpeza ou tónico, para o duche ou antes do banho; qualquer opção é boa, desde que limpar o rosto se torne uma disciplina em sua vida.
Embora não pareça que o sol esteja batendo muito forte naquele dia, mesmo que você esteja com preguiça, protetor solar nunca pode faltar, diz a especialista. Não se trata apenas de não queimar a pele, mas também de cuidar da saúde, inclusive prevenindo o aparecimento de manchas.
Martha Sotillo menciona que de vez em quando, uma ou duas vezes na semana mais estressante do mês, aproveite as máscaras noturnas. Também está dando a sua pele uma pausa para que pareça fresca novamente.
Não só na hora de se maquiar, mas principalmente a especialista sugere, à noite, com uma massagem ascendente que você faz com as pontas dos dedos. Ajudará a circulação e você pode aproveitá-lo ao aplicar o creme noturno.
Não importa o tipo de pele que você tenha, a esfoliação é uma rotina a não ser esquecida, diz Marta. Sotillo, acrescentando que, embora prefira máscaras de grão fino, a que você escolher está bem, desde que seja adequada ao seu tipo de pele.
Opte por bases de maquiagem leves, mas também, diz ela, aplique iluminador em pontos-chave, como queixo, maçãs do rosto, têmporas, septo nasal, cauda da sobrancelha e canal lacrimal; um truque que garante, ‘nunca falha’.