Dicas para preparar tábua de queijos perfeita

Você sabe com preparar uma tabua de queijos perfeitas? Se não confira o post

Dicas para preparar tábua de queijos perfeita. Todos sabemos que o queijo é um dos alimentos mais antigos da história, mas você realmente sabe como cortá-los dependendo de sua variedade ou como servi-los para degustação?

Aqui estão algumas dicas para que você possa montar facilmente uma ótima tábua de queijos.

Guia para montar uma tábua de queijos perfeita

Conservação de queijos

Nem todos os queijos têm a mesma temperatura ideal para armazenamento. Por exemplo, os queijos duros são melhor armazenados entre 8 e 12 graus Celsius, enquanto os queijos macios serão muito melhores a uma temperatura entre 4 e 8 graus Celsius.

Como nem todos nós temos geladeiras especiais para queijos, o melhor que podemos fazer para conservar nossos queijos é guardá-los na geladeira, bem dentro das gavetas de legumes. Nestes compartimentos a temperatura é menos fria do que no resto. No caso de queijos inteiros, também é aconselhável virá-los a cada 8-10 dias.

É estritamente necessário embrulhar todos os queijos corretamente antes de armazená-los na geladeira, desta forma, evitaremos que o queijo rache ou perca suas qualidades prematuramente. O ideal é usar a embalagem original, mas filme plástico ou papel alumínio também podem ser usados ​​para embrulhar os queijos.

Antes de servir uma tábua de queijos

Para que qualquer queijo retirado da geladeira esteja em seu estado ideal, ele deve ser temperado, ou seja, deve ficar em temperatura ambiente antes do consumo. Desta forma conseguimos que adquira o seu aroma e sabor originais.

Para os queijos macios, a temperatura ideal para o consumo é entre 18 e 20 graus Celsius, enquanto para os semiduros ou duros é de 22 a 24 graus Celsius.

Recomendações para montar a tábua de queijos

  • Devemos saber que a disposição utilizada na confecção de uma tábua de queijos não é aleatória, mas tem uma ordem muito consistente, colocando os queijos mais macios do lado de fora da tábua e colocando os de sabor mais forte na parte interna da mesma.
  • Quando cortamos os queijos, devemos ter em conta que todos os convidados têm que provar os queijos contando todas as suas partes, incluindo a casca, por isso faremos sempre os cortes do centro do queijo para o exterior.
  • A espessura de cada fatia varia de acordo com o tipo de queijo em questão. Para queijos macios mas com sabores muito forte os cortes devem ser finos. Para queijos como Cabrales, conveniente servi-los em pedaços ou blocos, para que cada convidado possa usar a faca para se servir.
  • No caso de queijos cremosos, é aconselhável untar a faca com um pouco de óleo para facilitar o corte e evitar que grude na faca.