Dicas para melhor conservar embutidos e evitar que mofem

Hoje vamos aprender alguns truques para evitar o desperdício de alimentos e dinheiro

Dicas para melhor conservar embutidos e evitar que mofem | Como sabemos, todos os alimentos devem ser armazenados de forma adequada para evitar que se deteriorem prematuramente ou desenvolvam bolor. Isso inclui as carnes curadas, que são uma presença constante em nossas cozinhas e geladeiras. Mas como devemos armazenar salames, presuntos e diversos tipos de salsichas? Hoje vamos aprender alguns truques para evitar o desperdício de alimentos e dinheiro.

A variedade de produtos alimentares típicos das regiões italianas é amplamente apreciada, especialmente os queijos e os embutidos. Vamos focar nos embutidos, explorando os métodos corretos de conservação após a compra.

Dicas para melhor conservar embutidos e evitar que mofem
Dicas para melhor conservar embutidos e evitar que mofem

Esses produtos podem ser adquiridos em diferentes formatos: cortados frescos no balcão da delicatessen ou do supermercado, em bandejas pré-embaladas, inteiros ou fatiados. Para qualquer tipo, o ideal é armazená-los em baixas temperaturas e em ambiente com umidade controlada.

Dicas para melhor conservar embutidos e evitar que mofem

  • Embutidos frescos: Os frios comprados frescos no açougue devem ser armazenados na geladeira, na parte inferior, onde a temperatura varia entre 2 e 4 graus. Também é recomendável guardá-los em recipiente hermético para minimizar o contato com o oxigênio, que acelera a oxidação e a proliferação de bactérias. Idealmente, esses produtos devem ser consumidos em até 5 dias após a compra, então evite comprar grandes quantidades de uma só vez.
  • Embutidos inteiros: Para embutidos inteiros, a situação é diferente, pois eles podem ser armazenados em um local fresco, escuro e ventilado, como uma adega. Nesse caso, pendure-os e cubra a superfície cortada com filme plástico ou gaze para protegê-los.
  • Embalagem a vácuo: A embalagem a vácuo é a melhor opção para prolongar a validade dos embutidos. Isso evita o contato com oxigênio e, consequentemente, a oxidação. Os embutidos embalados a vácuo podem ser armazenados na geladeira, durando vários meses. Após abrir a embalagem, contudo, é necessário consumi-los em 4 a 5 dias.
  • Congelamento: Existem diferentes opiniões sobre congelar embutidos. Em geral, não é altamente recomendado, pois o alto teor de sal e a formação de cristais de gelo podem afetar a textura do produto. Se decidir congelá-los, remova o máximo de gordura possível e embale-os a vácuo. O tempo máximo de armazenamento no congelador é de aproximadamente 3 meses.

Essas dicas simples ajudam a preservar melhor os embutidos e a evitar o desperdício, mantendo a qualidade dos produtos por mais tempo.