Dicas para manter o peito firme e evitar estrias. O peito é um símbolo de beleza e atratividade feminina. Durante a puberdade, o desenvolvimento das mamas é uma das mudanças que marca a transição para a maturidade e quando nos tornamos mães, elas alimentam nossos filhos.
Também são fonte de angústia, pelo medo que o câncer de mama desperta. Por todas essas razões, acostumar-se a dedicar certa atenção aos seios, tanto aos seios quanto ao decote, ajuda a mantê-los saudáveis.
Os seios de uma mulher jovem tendem a ter mais tecido glandular e menos gordura, o que certamente confere uma aparência mais firme, enquanto em mulheres mais velhas, principalmente após a menopausa, o percentual de gordura aumenta.
Justamente por serem compostos em grande parte por gordura, é normal que o tamanho dos seios varie ao ganhar ou perder peso. Muitas mulheres até percebem como aumentam de volume antes da menstruação, o que se deve à retenção de líquidos.
A cada ganho de peso, a pele estica. Quando a distensão é forte, por exemplo durante a gravidez na barriga, coxas, nádegas e peito, as fibras que não são suficientemente elásticas se rompem e aparecem estrias.
A melhor maneira de evitar estrias é manter o corpo e a pele bem hidratados e evitar oscilações repentinas de peso.
Se for detectado o aparecimento de estrias, é melhor nutrir a área com vitamina E e aumentar o consumo de gorduras vegetais.
Se as estrias já estiverem estabelecidas, por se desenvolverem cedo ou após várias gestações, podem ser usados óleos regeneradores da pele, como palmarrosa ( Cymbopogon martinii ) ou rosa mosqueta (rico em ômega-3 e 6).
Para evitar o aparecimento de estrias durante a gravidez, você deve manter uma dieta equilibrada que inclua óleos graxos essenciais e ganhar peso de forma saudável.
Você também pode massagear seus seios com óleo de amêndoas de manhã e à noite. Logo após o parto, o produto é aplicado pelo menos uma vez ao dia, fazendo movimentos circulares da frente para as laterais, evitando o mamilo.