Anteriormente, a tintura de cabelo era apenas uma prática usada para cobrir os cabelos grisalhos. Hoje em dia, tornou-se uma tendência mudar a cor do cabelo, dar brilho e buscar uma aparência sempre diferente. Após um certo período de tempo, a tinta tende a desbotar se não for tratada corretamente. Neste artigo, veremos como conservá-la ao longo do tempo, utilizando ingredientes naturais.
Naturalmente, existem diferentes tipos de tintura, variando de acordo com a aparência que se deseja obter e a tonalidade do cabelo. Se optar por uma cor escura e desejar preservar o brilho e a vitalidade da cor, pode-se utilizar tratamentos à base de manteiga de karité ou aloe vera. Esses ingredientes, conhecidos por suas propriedades hidratantes e nutritivas, ajudam a manter os cabelos hidratados, reduzindo o risco de desbotamento.
Se você escolheu um tom mais claro, pode utilizar camomila e vinagre de maçã para clarear a cor. Para usá-los, você pode preparar uma máscara. Despeje 2 xícaras de água em uma panela, adicione 2 sachês de camomila e deixe em infusão por 10-15 minutos. Passado o tempo necessário, retire os sachês e adicione uma xícara de vinagre de maçã à mistura. Transfira a mistura para um recipiente spray e borrife no cabelo após a lavagem normal. Deixe agir por alguns minutos e enxágue.
Além dos tratamentos específicos, também existem alguns cuidados que você pode seguir para prolongar a vida útil da tintura. A primeira dica útil é tentar não lavar o cabelo todos os dias, pois isso inevitavelmente faz com que a tinta desbote rapidamente.
Ao lavar o cabelo, tente utilizar água morna para evitar estressar ainda mais o cabelo e a cor. Por fim, durante a secagem, ajuste a temperatura do ar do secador e seque os cabelos, mantendo-os sempre a uma certa distância.