Meta, empresa de tecnologia dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, e Faro Digital, ONG dedicada à análise, estudo e
promoção da cidadania em territórios digitais, iniciou no último dia 19, uma campanha educativa sobre segurança nas aplicações Meta, com o objetivo de partilhar boas práticas que permitam aos utilizadores estar protegidos e ter uma experiência segura nas redes sociais.
O público poderá acessar conteúdos explicativos no Instagram da Faro Digital e também baixar uma série de guias de segurança na página Cidadania Digital da Meta. Esses materiais fornecem recomendações e ferramentas simples para que o público possa ter uma melhor experiência no Instagram, WhatsApp e Facebook. Algumas delas são:
Dicas para evitar golpes nas redes sociais
1- Use senhas fortes e não as compartilhe com ninguém. Também é importante que sua senha tenha pelo menos oito caracteres e seja uma combinação de números, letras e caracteres especiais (#,!&/…).
2- Use senhas diferentes. Não use a mesma senha em cada uma de suas contas. Evite senhas fáceis como seu nome ou data de nascimento.
3- Ative a autenticação em duas etapas para maior segurança. Ao fazer isso, você precisará inserir um código de segurança sempre que tentar acessar sua conta em um novo computador, telefone ou navegador.
4- Use alertas de login. Os alertas enviam notificações quando alguém tenta acessar sua conta de um dispositivo novo ou não reconhecido. ??Ao revisar o alerta de login, você garante que a pessoa que está tentando acessar não pode acessar sua conta.
5- Não abra links desconhecidos. Se você receber um link solicitando acesso à sua página ou conta, não acesse ou clique. Embora o link pareça vir de um aplicativo legítimo, é uma maneira de os golpistas obterem acesso à sua conta.
6- Use a verificação rápida de privacidade. Para manter suas informações e sua empresa seguras, você pode revisar quem verá suas postagens e suas informações de perfil, como número de telefone ou endereço de e-mail. Além disso, as configurações dos aplicativos nos quais você está conectado são exibidas.
7- Exclua contas com as quais você não deseja interagir. Remova da sua lista de amigos e seguidores ou bloqueie/ restrinja as pessoas com as quais você não quer se conectar ou que estão incomodando você. Quando você bloqueia um usuário, ele é automaticamente removido da sua lista de amigos ou lista de contatos e também é impedido de entrar em contato com você, ver o conteúdo que você publica em seu perfil, marcá-lo, convidá-lo para eventos ou grupos ou adicioná-lo como amigo . O bloqueio é recíproco e, quando você bloqueia uma pessoa, não a notificamos. Por sua vez, quando restringimos alguém, o que estamos fazendo é impedir a atividade dessa pessoa em nossa conta do Instagram.
“Nos últimos tempos, todos nós temos conhecidos que foram vítimas de algum tipo de golpe digital. O importante nesse ponto é começar a entender que isso pode realmente acontecer com todos nós e que esses tipos de golpes não se limitam a populações específicas. A preocupação atual, frequente e justificada, deve ser acompanhada por este tipo de campanha que permita uma utilização mais segura dos ambientes digitais”, comentou Lucía Fainboim, Diretora de Educação da Faro Digital.