Dicas para coceira no couro cabeludo: como lidar com isso

Confira como resolver este problema com remédios naturais

Seja o alto nível de umidade e chuva ou os verões quentes, a caspa é um problema durante todo o ano na Índia. Isso pode se agravar devido à falta de higiene e mais sujeira se depositando no cabeloE se você também sofre naturalmente de pele seca, pode causar coceira intensa no couro cabeludo. Mas temos as dicas e truques certos para você criar um tratamento eficaz de coceira no couro cabeludo. 

eu couro cabeludo é realmente mais coceira no inverno em comparação com todas as outras estações. Embora existam algumas razões pelas quais seu couro cabeludo sente muita coceira nos meses mais frios, o principal motivo é o ressecamento. A falta de umidade no ar e o aquecimento interno podem levar ao ressecamento excessivo do couro cabeludo. Isso é pior para aqueles com tipo de pele seca, porque o ressecamento geralmente é acompanhado de descamação e arranhões. Acumule o fato de que moletons, gorros e cachecóis de inverno cortam o fluxo de ar para o couro cabeludo, dando lugar a bactérias e microrganismos causadores de caspa para prosperar e levar a mais coceira. Felizmente, existem maneiras de abandonar uma coceira no couro cabeludo.  

Um guia completo sobre como se livrar de uma coceira no couro cabeludo 

Cuide dos flocos

Um couro cabeludo escamoso causa coceira, então sua primeira ordem de negócios deve ser manter seu couro cabeludo livre de escamas. Isso é mais fácil dizer do que fazer, porque uma lavagem regular para remover a caspa pode remover significativamente os óleos naturais do couro cabeludo e torná-lo mais seco e escamoso. Concentre-se em melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo para que os flocos não retornem usando um shampoo anticaspa com propriedades nutritivas do couro cabeludo.

Boa e velha massagem com óleo  

A prática doméstica de massagear o cabelo com óleo antes de lavar tem muitos benefícios. Uma massagem com óleo e uma máscara podem ajudar a nutrir profundamente o couro cabeludo e reter a umidade necessária para mantê-lo livre de flocos. Opte por um óleo leve e não pegajoso, como óleo de argan, óleo de jojoba ou escolha o favorito de todas as mães – óleo de coco. Massageie o óleo no couro cabeludo por 10 a 15 minutos e deixe por mais uma hora antes de lavá-lo. Você também pode deixá-lo durante a noite e lavar o cabelo no dia seguinte. 

Use produtos sem parabenos e sem sulfatos

Se o seu couro cabeludo é propenso a coceira, é uma boa ideia mudar para produtos e usar aqueles que são livres de vilões como parabenos e sulfatos.

Esses produtos químicos podem perturbar o microbioma natural do couro cabeludo e torná-lo seco e com coceira. Livre de produtos químicos agressivos, este combo é formulado com óleos naturais e outros ingredientes calmantes que ajudam a manter o equilíbrio do pH do couro cabeludo e mantê-lo livre de irritação. 

óleo da árvore do chá purifica profundamente o couro cabeludo, dando ao cabelo uma fragrância mentolada, tudo com a ajuda de ingredientes naturais como hortelã-pimenta e vetiver.

Hidrate-se de dentro para fora com máscaras capilares

eu estilo de vida também é um dos principais contribuintes para manter um couro cabeludo nutrido e sem coceira. Concentre-se na hidratação – beber muita água e vaporizar regularmente o couro cabeludo pode ajudar. Além disso, corte a água quente para lavar o cabelo e secá-lo excessivamente, pois os danos causados ​​​​pelo calor desses hábitos podem irritar ainda mais o couro cabeludo. Use máscaras capilares de condicionamento profundo, que vem com ingredientes como queratina e óleo de marula, perfeito para recuperar a saúde do couro cabeludo e manter o cabelo sem frizz e hidratado. Massageie-o no cabelo duas vezes por semana por três a cinco minutos antes de lavá-lo.

Invista em um bom tratamento leave-in

Tratamentos sem enxágue, como soros e loções para o couro cabeludo, podem ajudar a aliviar o couro cabeludo severamente seco e com coceira. Formulados com ingredientes antibacterianos, esses tratamentos tópicos não são gordurosos e são absorvidos facilmente pelo couro cabeludo, tornando-os perfeitos para quem tem o couro cabeludo seco. Procure séruns sem parabenos e sem sulfato.

Em vez de produtos químicos agressivos, usa niacinamida para acalmar o couro cabeludo, hidratá-lo e fortalecer os fios. Basta borrifá-lo no couro cabeludo e massageá-lo por 30 minutos antes de lavar. 

Evite compartilhar ferramentas de cuidados com o cabelo 

Outra razão pela qual seu couro cabeludo pode estar coçando é que você está compartilhando suas ferramentas de cuidado capilar, como pentes e escovas, com outras pessoas. A pessoa com quem você está compartilhando as ferramentas pode ter caspa ou uma infecção, e seus micróbios podem estar sendo transferidos para o seu cabelo e causando coceira no couro cabeludo. 

Comida e dieta 

Além dos produtos certos, o que você come também determina a saúde do seu couro cabeludo

1. Máscara capilar de bicarbonato de sódio 

Mas se você gosta de remédios caseiros para coceira no couro cabeludo, o bicarbonato de sódio é um ótimo agente antibacteriano e antifúngico. Ele limpa as bactérias e células mortas da pele que causam inflamação, coceira e queda de cabelo. Também restaura o pH do couro cabeludo. 

Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água na proporção de 2:1. Aplique a pasta no couro cabeludo uniformemente e deixe por 15 a 20 minutos. Em seguida, enxágue com água fria. Faça isso duas vezes por semana para resultados rápidos. 

Se você consumir grandes quantidades de álcool, cafeína ou açúcar, pode levar ao ressecamento do couro cabeludo, especialmente durante os meses mais quentes. Portanto, reduza-os e opte por alimentos ricos em vitaminas A e E. Isso inclui peixes, ovos, queijo, sementes de girassol, amêndoas e amendoim.

Remédios caseiros para ajudar a lidar com a coceira no couro cabeludo

2. Enxágue com vinagre de maçã 

O vinagre de maçã é um adstringente incrível, se você ainda não sabia. Está sobrecarregado com ácido málico, que tem propriedades antibacterianas. O vinagre de maçã limpa todas as células mortas da pele do couro cabeludo, mantém o equilíbrio do pH e mantém o couro cabeludo saudável.  

Misture com água na proporção de 1:4 e enxágue o couro cabeludo com a mistura. Repita isso a cada cinco dias e você notará a diferença. 

3. Massagem com óleo de Neem 

O óleo de Neem é outro ótimo remédio, pois elimina todas as bactérias e células mortas da pele e alivia a irritação no couro cabeludo. Repleto de propriedades antimicrobianas, o neem é a melhor terapia medicinal que você pode dar a si mesmo.  

Aplique óleo de neem em seu couro cabeludo e massageie-o completamente. Deixe agir durante a noite e enxágue com água fria para alívio imediato. 

4. Mistura de banana e abacate 

A banana contém propriedades condicionantes, o que significa que esta fruta tem a capacidade de livrar o couro cabeludo de escamas, inflamação, coceira e secura, que são ocorrências comuns quando você sofre de caspa. Além disso, o abacate dará ao seu cabelo suavidade e um brilho natural.  

Para fazer isso, apenas amasse e misture banana e abacate e esfregue isso no couro cabeludo. Mantenha isso por cerca de 30 minutos e enxágue.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele ou cabelo, consulte seu dermatologista de confiança.