Dicas de Casa

Dicas infalíveis para EVITAR ACIDENTES ao cozinhar na PANELA DE PRESSÃO

Publicado por
Yanara Cardeal

A panela de pressão é um utensílio de cozinha muito popular desde a sua criação, tanto pela sua forma maravilhosa e rápida de cozinhar os alimentos, como pelos riscos que pode ter por ser uma panela que funciona com pressão. Veja a seguir, dicas infalíveis para evitar acidentes ao cozinhar na panela de pressão

Existe um grande número de marcas e modelos de panelas de pressão que você pode encontrar no mercado, porém todos funcionam com o mesmo princípio. A tampa contém uma borracha que ao ser aquecida ajuda a criar uma vedação hermética do ar e do vapor que acumula pressão, fazendo com que a temperatura dentro da panela aumente.

A temperatura dentro da panela vai subindo gradativamente até atingir um limite estabelecido e nesse momento vai subir uma válvula para deixar escapar o excesso de vapor, isso vai permitir que a pressão e a temperatura permaneçam constantes durante o tempo de cozimento, reduzindo assim o tempo de cozimento.

Vantagens da panela de pressão

Este utensílio de cozinha é muito apreciado, pois você pode preparar desde algo tão simples como arroz até as carnes mais difíceis de cozinhar, como alcachofras, coelho, língua, caranguejo, costela, entre outros. Além disso, possui outras vantagens que citaremos a seguir.

Reduzirem significativamente o tempo de cozimento

Graças ao funcionamento dessas panelas, o tempo de cozimento dos alimentos pode ser reduzido em até 70% , já que geralmente são cozidos na temperatura de ebulição, que chega a 100°C. Porém, com a pressão gerada pela panela atinge temperaturas de 130°C. Por reduzirem significativamente o tempo de cozimento, também ajudam a economizar gás

Precisam de menos água para cozinhar

As panelas de pressão são um sistema fechado que não troca matéria com o exterior, o que torna invariável a quantidade de líquido para que os alimentos não fiquem secos.

Usar menos água na panela de pressão também se deve a uma questão de segurança para que a pressão seja mantida dentro dos limites suportáveis ​​da panela.

Retêm mais nutrientes

Quando cozinhamos e os alimentos passam muito tempo submetidos a altas temperaturas, isso causa a destruição das vitaminas lipossolúveis. O fato de os alimentos serem cozidos com menos água também influencia, já que em uma panela convencional ela evapora em grande parte depois de ter dissolvido nutrientes como vitaminas hidrossolúveis que acompanham o vapor.

Se você nunca usou uma panela de pressão antes e é a primeira vez que o fará, considere estes passos para evitar acidentes.

Dicas infalíveis para evitar acidentes ao cozinhar na panela de pressão

Leia o manual do usuário

Por mais que possa parecer um passo absurdo para você, saiba que todas as panelas de pressão são diferentes, por isso é recomendável que você reserve um momento para ler atentamente o manual do usuário da sua panela , para saber instruções precisas sobre seus cuidados e também alguns tempos de cozimento recomendados.

Controle o líquido na panela de pressão

Geralmente, a água adicionada a uma panela de pressão não deve exceder, pois, quando a panela pegar a pressão pode fazer com que o líquido em excesso vaze.

Cuidado com a tampa da panela de pressão

Todas as panelas de pressão possuem um elástico em volta da tampa que serve para fechar hermeticamente a panela. É importante que cada vez que você usá-lo, verifique se o elástico está posicionado corretamente e se não apresenta rachaduras ou quebrados. Uma vez verificado, você deve verificar se a tampa se encaixa perfeitamente nas abas do pote.

Válvulas de segurança

A função das válvulas é liberar gradualmente a pressão da panela, por isso é extremamente importante verificar se elas não estão entupidas com nenhum objeto ou gordura para que possam funcionar corretamente.

Evite o excesso de pressão

Se colocarmos a panela de pressão no fogão em altas temperaturas, haverá uma sobrecarga de pressão na panela ; se a válvula começar a girar muito rápido significa que a temperatura está muito alta, retire com cuidado a panela do fogão, diminua a intensidade e espere regular.

Deixe esfriar naturalmente sua panela de pressão

Por último, mas não menos importante, é saber a maneira correta de resfriar a panela, pois se ela for aberta antes do previsto, pode causar um acidente. Para isso, passado o tempo de cozimento, retire a panela do fogo e deixe esfriar naturalmente. Não jogue água na panela, pois isso pode danificá-la.

Para verificar se está na hora de abri-la, levante a válvula rotativa com cuidado e cuidado e verifique se não há vapor em seu interior, isso significa que não há mais pressão e é seguro abri-la.

Agora você pode cozinhar com segurança usando sua panela de pressão sem medo.