Desenrola pode perdoar consignado do INSS dos aposentados brasileiros? Descubra quem terá direito.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu que levará a proposta do programa Desenrola Brasil ao presidente Lula (PT) no início de fevereiro. O objetivo é tentar viabilizar a iniciativa ainda no segundo mês do ano.
Com isso, pessoas endividadas terão a chance de encontrar uma luz no final do túnel. A pergunta que fica é se os aposentados poderão se beneficiar para quitar ou ter a dívida do consignado do INSS perdoada.
Como vai funcionar o programa Desenrola Brasil
As diretrizes que nortearão o programa Desenrola Brasil ainda são um mistério para os brasileiros. No entanto, é possível encontrar algumas explicações nas falas esparsas de integrantes do governo que foram proferidas até este momento na imprensa.
Ainda na campanha eleitoral, Lula mencionou o programa para renegociar e quitar dívidas dos brasileiros. O objetivo é possibilitar milhões de cidadãos ao retorno do poder de compra a fim de estimular o mercado interno do país.
Recentemente, Haddad disse que o programa vem sendo discutido “desde a segunda semana de janeiro”. O patamar de juros deve ser um dos pontos que serão amenizados para possibilitar o pagamento das dívidas de forma mais rápida.
Quais dívidas poderão ser quitadas por meio do programa?
Em princípio, o programa deve atingir todos os tipos de dívidas, mas impactará em vários outros pontos relacionados ao tema. Os principais beneficiados devem ser os cidadãos de baixa renda e que tenham pagamentos parados ou em atraso.
Por meio do programa, o governo espera:
- Oferecer prazos maiores de pagamento;
- Conseguir negociar juros menores para os consumidores;
- Diminuir o valor das parcelas dos empréstimos;
- Oferecer possibilidade de quitação com descontos reais e atrativos;
- Ampliar a flexibilidade de renegociação.
Todos esses pontos devem ser abordados dentro do Desenrola Brasil, que deve ser anunciado em breve, ainda no mês de fevereiro.
Consignado de aposentados do INSS será perdoado?
Com base em todas as informações acima, é possível deduzir que o Desenrola Brasil não servirá para perdoar ou extinguir dívidas. Na prática, ele apenas deve oferecer melhores condições para pagamento. Isso pode afetar os aposentados em empréstimos que não estejam diretamente ligados ao consignado do INSS.
No entanto, a redução da taxa de juros pode impactar nos contratos de consignados de forma geral. Porém, ainda não é possível afirmar algo definitivo a respeito do assunto, já que o empréstimo em consignação do benefício do INSS conta com condições facilitadas e taxas bem mais atraentes que os demais.