Você sabia que pode ter direito a dinheiro esquecido por antepassados? Segundo o Ministério da Fazenda, aproximadamente 10,5 milhões de trabalhadores, servidores públicos e seus herdeiros possuem valores disponíveis, referentes ao PIS (Programa de Integração Social) e ao Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), totalizando cerca de R$ 26 bilhões. Descubra a seguir como consultar e sacar esse dinheiro esquecido.
Descubra se você tem algum dinheiro esquecido agora!
O fundo PIS/Pasep reúne valores de cotas que não foram sacadas por trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988. Esses valores, que ficaram “esquecidos”, foram transferidos para a conta única do Tesouro Nacional. Quando o trabalhador ou seus herdeiros não resgataram as cotas durante o período estabelecido, o dinheiro foi mantido à disposição, aguardando o saque por parte dos beneficiários ou seus sucessores legais.
Esses valores podem ser resgatados por quem tiver direito, o que inclui, além dos trabalhadores, os herdeiros daqueles que faleceram sem ter feito o saque.
Como Consultar se Você Tem Dinheiro Esquecido do PIS/Pasep?
Verificar se você tem algum valor a receber do PIS/Pasep é simples e pode ser feito por meio de uma plataforma online criada pelo governo. Para isso, basta acessar o Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep, também conhecido como Repis Cidadão.
Passo a Passo para Consultar
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Acesse o site oficial do Sistema Repis Cidadão.
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Faça o login com o seu número de CPF e senha do Gov.br.
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Após o login, o sistema informará se há valores disponíveis para saque.
Caso você seja herdeiro e queira verificar se um falecido deixou algum valor, o processo é semelhante. Porém, será necessário fornecer o número de inscrição PIS/Pasep do falecido para prosseguir com a consulta.
Então, se o sistema mostrar que há valores a serem resgatados, o próximo passo será formalizar o pedido de ressarcimento.
Quais Documentos São Necessários para Solicitar o Ressarcimento?
Caso o sistema informe que você tem valores a receber, é necessário protocolar um pedido de ressarcimento em uma agência da CAIXA Econômica Federal. Assim, para tanto, será necessário apresentar documentos específicos, dependendo da sua situação.
Documentos para Titulares da Cota
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Documento de identificação oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte, para comprovar a identidade do titular da cota.
Documentos para Beneficiários Legais
Se você é herdeiro do titular da cota e deseja solicitar o saque, será necessário apresentar alguns documentos adicionais. Então, esses documentos são necessários para comprovar que você tem direito aos valores deixados pelo falecido.
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Certidão PIS/Pasep/FGTS: Emitida pela Previdência Social, com a relação dos dependentes habilitados à pensão por morte.
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Declaração de Dependentes: Um documento emitido pelo órgão pagador do benefício, que lista os dependentes habilitados a receber a pensão.
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Autorização Judicial ou Escritura Pública: Caso haja mais de um herdeiro, todos os sucessores devem assinar a autorização para o saque e declarar que não existem outros dependentes ou sucessores não conhecidos.
Esses documentos precisam ser apresentados na agência da CAIXA para que o pedido de ressarcimento seja formalizado.
Como o Governo Está Facilitando o Processo?
O Governo Federal tem se esforçado para facilitar o acesso a esse dinheiro esquecido. Assim, a plataforma online do Repis Cidadão foi criada justamente para tornar o processo mais simples e transparente para os cidadãos.
Além disso, o fato de permitir que os herdeiros consultem o valor que pode ter sido deixado por seus parentes falecidos traz um benefício significativo, ajudando a recuperar recursos que, de outra forma, seriam esquecidos ou não reclamados.
Se você tem vínculo com o PIS/Pasep e ainda não realizou o saque de valores de cotas anteriores a 1988, ou se é herdeiro de alguém que tenha esses valores, é importante agir agora e verificar sua situação. Desse modo, com mais de R$ 26 bilhões disponíveis, muitos cidadãos ainda têm direito a valores que podem fazer diferença em sua vida financeira.
Assim, a consulta e o saque podem ser realizados de forma rápida e prática pelo Sistema Repis Cidadão, e a documentação necessária é simples, podendo ser apresentada na CAIXA. Portanto, não perca tempo e verifique logo se você também tem dinheiro esquecido para resgatar!