Se você suspeitar que um programa está deixando lento ou travamento o notebook, este guia vai te ensinar a ver qual pode ser. Mesmo se você tiver uma conexão de Internet de alta velocidade ou um computador com muita RAM, pode acontecer que o computador, com o sistema operacional Windows, fique lento porque um dos programas não responde como deveria.
Nessas situações, o aplicativo pode consumir muitos recursos que, nesta nota, ensinaremos como liberar sem nenhum problema. Graças ao Windows, os usuários têm várias ferramentas que podem localizar os programas defeituosos que consomem mais recursos.
Para fazer isso, será necessário ir ao gerenciador de tarefas, que avalia quais aplicativos estão sendo executados em seu PC e quanta CPU e memória eles exigem, para que você possa reiniciá-los ou encerrá-los à vontade. Antes de tudo, você precisa saber como acessar o gerenciador de tarefas, que é feito assim:
Depois de saber como executar a ferramenta, você verá uma janela com várias guias. No seu caso, você está interessado em ver “processos”, que permitirão ordenar os aplicativos que estão abertos, de acordo com o consumo de CPU, memória, redes e muito mais.
Depois disso, localize os que exigem mais CPU e memória e, selecionando-os e tocando no botão “finalizar tarefa” no canto inferior direito da janela, eles serão fechados imediatamente.
É um processo muito simples determinar qual dos programas está deixando seu PC ou laptop Windows mais lento, e você não precisa instalar serviços de terceiros que possam comprometer a integridade do seu computador.