Descubra por que você deve tomar o chá de urtiga verde: saiba como fazer
O chá de urtiga verde também é conhecido como urtica dioica. Ao usar suas folhas como remédio medicinal, os efeitos positivos na saúde costumam ser muitos. A urtiga é conhecida por suas propriedades curativas há séculos. Para valorizá-lo, vários estudos têm mostrado os benefícios que ele traz ao corpo humano.
>>Por este motivo, você deve cozinhar ovos cozidos com bicarbonato de sódio
O que é urtiga verde?
A urtiga verde é vista por alguns como uma erva daninha devido ao seu crescimento abundante. Apesar disso, é uma planta rica em propriedades medicinais. Dentre suas características, destaca-se a altura, que pode chegar a um metro e meio. Outra peculiaridade é que esta erva produz pequenas flores amarelas e verdes.
>>Cabelo danificado: corrija em casa com estas 5 dicas infalíveis de especialistas
Quando manipulado, causa coceira devido aos pêlos da superfície das folhas. Porém, é uma planta comestível e como fonte de fibras é utilizada na área da medicina. Além disso, tem outros usos, como na fabricação de tecidos.
>>Chá preto: conheça as propriedades e benefícios de desfrutar desta bebida
Benefícios do chá verde de urtiga | Descubra por que você deve tomar
Ao longo dos anos, foram comprovados os benefícios que o chá urtica dioica proporciona ao corpo. Estudos recentes têm mostrado através da ciência como certas suas propriedades são. Alguns merecem destaque:
- É um diurético natural que ajuda a limpar o trato urinário e os rins.
- Seu efeito purificador permite eliminar as toxinas do corpo.
- Controle os desejos e os desejos descontrolados por comida. Por isso, é utilizado como tratamento para emagrecer e é uma forma de combater a celulite.
- É eficaz no alívio dos sintomas causados pelo reumatismo.
- É usado para combater a ascite.
- Permite controlar níveis elevados de colesterol e açúcar no sangue. Da mesma forma, ele equilibra o ácido úrico.
- Para quem sofre de pedras nos rins, este chá ajuda a expulsá-las.
- Na estética, permite controlar o aparecimento de caspa e gordura, bem como a queda de cabelo.
- Atua como vasoconstritor, parando o sangramento. Nesse sentido, pode ser usado por mulheres que sofrem de sangramentos não decorrentes do ciclo menstrual.
>>Esqueça os cabelos grisalhos: evite amônia com esta fórmula de alecrim e chá preto
Preparação do chá de urtiga verde
Uma forma de aproveitar os benefícios e virtudes desta planta é por meio de infusões. Para isso, recomenda-se beber um copo antes de cada refeição. Abaixo está o método de preparação:
>>Ferva 3 limões antes de dormir e descubra o que acontece
Previamente, um litro de água deve ser fervido, ao extinguir imediatamente são adicionadas 3 colheres de sopa de folhas de urtiga. É colocado para esfriar por aproximadamente 15 minutos, para coar e proceder a beber. Para quem desejar, pode ser adicionada uma colherinha de mel fresco ou açúcar. Outra maneira de adoçar é adicionar folhas de estévia.
>>Remova a ferrugem das superfícies da sua cozinha usando 2 ingredientes!
Contra-indicações do chá verde de urtiga
Apesar de ser um remédio natural, pode ter efeitos colaterais que devem ser considerados. Algumas contraindicações são:
- No caso da planta, deve-se manusear com luvas para evitar irritações na pele.
- Principalmente as mulheres grávidas devem evitar a ingestão do chá, pois pode causar contrações espontâneas.
- Se está a amamentar, também é aconselhável não consumir. Os estudos não mostraram se existem efeitos negativos nas crianças.
- Como a urtiga leva a um baixo nível de açúcar no sangue, as pessoas com diabetes devem evitá-la. Esta planta pode causar quedas pronunciadas nos níveis de açúcar neles.
- Da mesma forma, aqueles com pressão arterial baixa devem considerar o uso. A planta é um hipotensor que pode causar hipotensão severa nessas pessoas.