Também é usado para marinar alimentos (geralmente todas as carnes) antes de cozinhar. Este procedimento ajuda a transferir um aroma que procuramos e outro a conseguir que estes alimentos percam um pouco do seu aroma original.
Na marinada, onde o vinho é o elemento mais abundante, intervêm também outros ingredientes como os vegetais e as especiarias.
>>Como fazer manteiga de coco em casa e como usá-la na cozinha
É utilizado também como molho simples e aliado de substâncias aromáticas, em marinadas e marinadas tem o poder de melhorar o sabor das carnes, amaciar as peças e temperar caldos, cremes e molhos com grande elegância.
>>Será que devemos lavar o arroz antes de cozinhar ou não?
Existem vários exemplos da contribuição do vinho tinto em carnes cozidas ou cozidas, carnes assadas em vinho tinto e muitos mais. Com relação aos vinhos brancos, você pode fazer deliciosos risotos, peixes, mexilhões, mariscos, molhos para massas e muito mais.
>>Descubra como diminuir bastantes as estrias e celulite com cubos de gelo
O vinho, especialmente os leves e o espumante, também é usado como ingrediente em sobremesas frias ou frescas, frutas cozidas no vinho (como peras no vinho ou compotas de Natal, mousses e bolos), nas quais o vinho é o principal elemento de todas as frutas frescas que compõem a sobremesa.