Ao longo da história, diferentes civilizações utilizaram os elementos que a natureza lhes forneceu não só para se alimentarem, mas também, em muitos casos, para otimizar as condições de vida. Uma delas é a cavalinha , você conhece suas propriedades e benefícios?
De fato, vários arbustos e ervas foram incorporados tanto na dieta quanto nos tratamentos médicos dessas sociedades e os usamos agora mais do que nunca. De acordo com o Medline Plus, os produtos químicos da cavalinha podem ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Cavalinha contém produtos químicos que funcionam como diuréticos e aumentam a produção de urina.
Sempre reconhecido como um poderoso agente diurético e purificador, de aplicação interna e externa, é um clássico entre os fitoterapeutas mais experientes. Por isso, em circunstâncias de dificuldade para urinar, consegue eliminar várias toxinas alojadas no fígado e nos rins.
No entanto, sua característica mais marcante é a que se refere à regeneração celular, algo que se deve ao seu alto teor de sílica, qualidade fundamental para a reparação de tecidos danificados.
Graças ao aporte de sais minerais e vitaminas, a cavalinha costuma ser incorporada aos tratamentos contra astenia ou fraqueza , colaborando com o desenvolvimento das crianças e fortalecendo os idosos nos últimos anos, em períodos específicos de convalescença.
Além disso, possui propriedades para provocar uma purificação orgânica mais rápida, contribuindo para uma perda de peso rápida e simples.
A cavalinha também tem uma longa história de combate a algumas das condições geniturinárias mais frequentes, como cistite, uretrite e nefrite, e eventualmente também é considerada dentro dos tratamentos para prevenir a formação de cálculos renais.
Quanto às suas aplicações superficiais, devido às suas características adstringentes, anti-hemorrágicas e cicatrizantes, difunde-se em hemorragias na primeira camada da pele, feridas, úlceras cutâneas e alguns casos de dermatite atópica devido a reações alérgicas, para citar vários.
Internamente, sua ação é decisiva em procedimentos contra menstruação intensa, diarréia sazonal ou dismenorréia, sendo muito apreciada nesses casos.
Através de produtos alimentícios e cosméticos (naturais e farmacêuticos), podemos suprir nossas reservas de aminoácidos, elementos necessários para a regeneração do colágeno no organismo. Uma das formas caseiras de obter colágeno é através da planta medicinal conhecida como cavalinha.
Essa planta dará uma pele impecável sem sinais de envelhecimento, mas também melhorará a aparência de nossos cabelos e unhas. Na cabeça, por exemplo, contribuirá para a regeneração do couro cabeludo e evitará a queda e a caspa.
Você precisa de um punhado de cavalinha, quatro xícaras de água e uma toalha limpa para colocar em ação este remédio caseiro de beleza, embora recomendemos que você faça um teste de alergia em outra área da pele primeiro, antes de aplicar a infusão na pele.
Deixe a infusão de cavalinha ferver por 10 minutos no fogo e em seguida, deixe descansar. Quando estiver pronto, molhe a toalha, esprema o excesso e logo após, coloque no rosto por 20 minutos, enquanto massageia suavemente as áreas onde as rugas são mais marcadas. Passado esse tempo, lave o rosto com água morna e repita esta ação três vezes por semana.
A cavalinha é conhecida por ser muito boa para prevenir a queda de cabelo, pois ajuda a fortalecer as células e desintoxicar, mas isso não é tudo, pois também é uma excelente aliada para eliminar a caspa e hidratar o couro cabeludo.
Você precisa de 2 colheres de sopa de cavalinha, 2 colheres de sopa de alecrim e 1 xícara de azeite.
Agora você vai colocar a cavalinha e as folhas de alecrim em uma jarra com tampa, em seguida, adicione o azeite e logo após, mexa delicadamente, cubra e aqueça a mistura em banho-maria por 1 hora e metade.
Certifique-se de que o calor esteja baixo, caso contrário você queimará as plantas e, finalmente, aplicará algumas gotas de alecrim no cabelo para que ele fique profundamente hidratado e, após 15 minutos, enxágue perfeitamente.
Adora que você já sabe o que o chá de cavalinha faz pela sua saúde e beleza, aproveite para usar essa planta para eu benefício, de forma correta e eficaz
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele ou cabelo, consulte seu dermatologista de confiança.