Descubra dicas simples para evitar o frizz constante no seu cabelo. Nessa época do ano é normal o cabelo ficar com frizz e aparecer aquele frizz nada sexy que sempre detestamos. Existem algumas coisas que podem ser feitas, como ter os melhores produtos, para evitar o frizz no cabelo. Descubra o que mais podemos fazer.
Esse efeito de frizz surge, principalmente, se o seu cabelo for mais rebelde, ondulado ou não, e quando houver mais umidade do que deveria.
>Máscara caseira para recuperar cabelos quebradiços, secos e opacos
Como estabelecemos, ela se destaca devido à alta concentração de umidade que ocorre no ambiente geralmente durante as duas estações mais frias do ano.
A principal causa do frizz é que o couro cabeludo absorve mais água do que deveria, e isso faz com que o cabelo fique com aquela textura de fios para cima, desgrenhada, desconfortável e tão pouco lisonjeira, como chama Franck Provost.
Mas há mais causas:
>Ingredientes que você deve usar para hidratar e ter um cabelo invejável
De acordo com Franck Provost, a água quente resseca o cabelo, tornando-o mais crespo. A melhor opção é que a água, tanto na lavagem quanto no enxágue, seja morna. Com isso, a cutícula fica menos danificada e permanece selada por mais tempo.
Ao secar o cabelo usamos ferramentas de calor que não vão tão bem. É verdade que em certas épocas é recomendável lavá-lo ao ar livre, em outras épocas do ano o secador é conveniente.
Assim, não devemos fazê-lo de forma abrupta, se o cabelo não for apertado com força com a toalha, e o atrito não só o faz tender ao frizz, mas também enfraquecer e dividir.
Para isso, Franck Provost recomenda optar por toalhas de algodão ou microfibra. Na hora de usar o secador, e que o ar frio seja combinado com o quente.
>Cabelo enfraquecido: fortaleça-o com esta máscara fácil, caseira e natural
Outra coisa que você pode fazer para evitar o frizz no cabelo é evitar o uso da chapinha. Por isso, os especialistas aconselham a não abusar e aplicar sempre um protetor térmico de qualidade.
Embora existam cada vez mais produtos com ingredientes totalmente naturais, ainda existem alguns com sulfatos. E, aparentemente, esse componente químico que a maioria dos produtos capilares contém tem a desvantagem de desidratar o cabelo.
Portanto, é melhor evitá-lo e também usar produtos para evitar o frizz no cabelo, protegê-lo e cuidar dele para que pareça saudável e radiante.
>Espinhas no couro cabeludo: conheça dois remédios caseiros eficazes