e falamos de frustração nas tarefas de limpeza, há uma situação em que esse sentimento é inexplicavelmente duplicado: quando lavamos roupa e ela encolhe na máquina de lavar. Não pode ser, de novo!
Infelizmente, isso acontece com mais frequência do que gostaríamos, e, geralmente, embora doa admitir, acontece por nossa causa.
Talvez por descuido ou simples desconhecimento, mas existem alguns erros que cometemos na hora de lavar roupas que encolhem o tecido durante a lavagem/secagem.
Se você quer saber quais são para evitar repetir esse erro frequente, continue lendo e descubra o que fazer para evitar esse problema em sua vida. É mais profundo do que você pensa!
Embora pensemos que fazemos tudo certo ao simplesmente colocar a roupa na máquina de lavar, adicionar detergente e selecionar um ciclo de lavagem normal, existem fatores que afetam significativamente o resultado final – e que as nossas roupas favoritas nos podem dizer – por exemplo: separar a roupa por cor e características para lhe dar o tratamento adequado. Agora, se suas roupas encolhem, estes são os verdadeiros motivos:
Lembre-se de que os tecidos confeccionados com fibras poliméricas esticam no processo de confecção de cada peça, portanto, ao aplicar calor diretamente no tecido, a tensão gerada é liberada, e eles voltam ao tamanho natural, resultando em resultados: roupas que você coloca na máquina de lavar e elas saem bem menores.
A resposta é muito simples: siga as instruções do fabricante que se encontram na etiqueta incluída e lave ou seque a uma temperatura segura. Nunca mais do que o recomendado!
Pode parecer inútil, mas a verdade é que o simples gesto de ler este pedaço de tecido, que inclui todas as peças de roupa, pode evitar que você estrague e deixe-o inutilizável.
Da mesma forma, as fibras naturais como o algodão ou a lã tendem a encolher rapidamente devido à sua propriedade de absorção de líquidos, ou seja, a água quente penetra nas fibras num instante. E não há como voltar atrás!
O melhor nestes casos é lavar a roupa com água morna ou fria. Assim, só fazê-lo com água quente se o tecido permitir e quando for realmente necessário eliminar maus odores, sujidades difíceis ou bactérias. Como é o caso das toalhas, roupas de cama, pano branco e roupas muito sujas e pouco delicadas.