WhatsApp comprime as imagens ao enviá-las, mas também permite que sejam enviadas com resolução máxima, a melhor qualidade. Para melhorar a velocidade de envio e recebimento de imagens (e vídeos) e minimizar os custos de dados ao usar uma conexão móvel, o WhatsApp tem o hábito de compactar as imagens ao enviá-las.
Isso faz com que eles percam qualidade, mas felizmente também existem alguns métodos para enviar imagens com a mais alta qualidade possível. Alguns métodos que também são aplicáveis a vídeos.
Isso é útil se o destino da imagem for uma impressão grande ou se o vídeo for transmitido em um meio que requer a resolução mais alta disponível. Recorde-se que uma vez que nestes casos os ficheiros a enviar terão um tamanho maior, é aconselhável fazê-lo através de uma ligação Wi-Fi para não cobrar esse consumo no plano de dados móveis contratado.
A principal forma de enviar imagens ou vídeos sem perder qualidade é compartilhar o arquivo como um documento. Dessa forma, o WhatsApp não aplica nenhum tipo de compactação à imagem ou vídeo, ele o envia como está no dispositivo, portanto, a qualidade e a resolução serão máximas.
As únicas limitações são que o WhatsApp não permite o envio de mais de 30 arquivos em uma única remessa (independentemente de serem imagens ou vídeos); além de limitar a quantidade de dados: os vídeos não podem ocupar mais de 16 Mb cada e as imagens não podem ocupar mais superior a 100 MB.
Para anexar imagens ou vídeos como arquivo, basta clicar na opção “Anexar” dentro de um chat individual ou em grupo e ao invés de acessar a galeria de imagens e vídeos, será marcada a opção “Documentos”, onde o conteúdo a ser enviado será ser selecionado, levando em consideração as limitações mencionadas anteriormente.
No entanto, e se assim o desejar, o WhatsApp permite desativar a opção de envio de imagens e vídeos comprimidos por defeito, para que todos os ficheiros deste tipo sejam enviados com a máxima qualidade. Insiste-se que, neste caso, o consumo de dados também aumentará; por isso é aconselhável lembrá-lo e, se for o caso, conectar-se a redes WiFi para não prejudicar o plano de dados móveis.
Para configurar esta opção, acesse-a através do menu “Configurações-Armazenamento e qualidade de upload de arquivos de dados”; onde aparece a opção “Selecionar a qualidade dos arquivos multimídia”, com três opções:
Neste último caso, o WhatsApp oferece uma solução de compromisso na qual, embora seja aplicada alguma compactação, parte da resolução da imagem ou vídeo original é mantida, para que a qualidade não seja tão afetada e, em troca, também seja reduzido um pouco o tamanho do o arquivo a ser enviado.