Descubra como comprar o melhor frango pela cor
A cor da carne de frango, crua ou cozida, sempre foi um indício irrefutável da sua qualidade e frescura. A maioria dos clientes relaciona essas duas qualidades ao tom rosa que a maioria das peças apresenta; no entanto, não é o único.
>Sopa irresistível de chocolate branco frio com manga e uvas
Você sabe o que significa quando a carne fica com uma cor avermelhada? E amarelo? Alguns cortes apresentam reflexos roxos. A alimentação do animal durante a criação, as espécies selecionadas ou as condições de conservação a que está sujeito são apenas alguns dos fatores que influenciam o seu aparecimento. Você quer aprender a distinguir qual é o melhor frango pela cor?
>O que acontece com o corpo de quem consome muito café?
Hoje, a criação de aves para consumo humano se afastou completamente dos métodos tradicionais que nossos ancestrais aperfeiçoaram ao longo dos anos. Um dos avanços a que nos referimos ocorre no campo da nutrição e da genética.
Os frangos consomem menos comida e não têm acesso a fontes naturais de pigmentação; no entanto, devido à competição de mercado, os produtores de frango passaram a adicionar pigmento na ração das aves, desta forma, o consumidor final associa a saúde dos frangos e o frescor do produto.
Descubra a cor do frango ideal
O consumidor pode rejeitar um alimento se a cor não for a desejada. Quando o frango ou qualquer outra ave apresenta uma tonalidade mais amarelada, significa que o animal tem seguido uma dieta 100% vegetal, à base de trigo, cevada e milho, principal responsável pela referida pigmentação. Ao contrário da crença popular, os frangos amarelos são de excelente qualidade e uma fonte altamente recomendada de vitaminas e proteínas.
>Faça essa deliciosa sobremesa de limão com 4 ingredientes e sem forno
Atualmente, as aves consomem menos comida e não têm acesso a fontes naturais de pigmentação
Outro aspecto a se levar em consideração é a idade do animal: A carne dos frangos mais velhos fica mais escura porque o nível de mioglobina aumenta com o passar dos anos. Além disso, os músculos mais exercitados também são mais escuro , o que significa que o mesmo animal pode ter variações de cor em seus músculos.
O congelamento ou cozimento ao qual a carne é submetida antes do consumo tem influência significativa na mudança de cor, visto que ocorrem processos químicos de grande importância para os alimentos.
Obviamente, nenhum deles afeta a integridade ou segurança do produto. Porém, apesar dessas orientações, há momentos em que a coloração está diretamente relacionada ao estado da carne ou à perda de frescor.
Por exemplo, “se tiver reflexos violáceos ou esverdeados na carne, ou a ponta escurecida das asas, assim como o pescoço descolorido esverdeado, é sinônimo que a carne não seja muito fresca.