Esse truque é ideal para ter mais segurança e privacidade usando o WhatsApp, pois irá bloquear que tirem capturas de tela das conversa. O WhatsApp dá um passo adiante na privacidade do conteúdo.
Após a introdução de mensagens temporárias que apagam textos, vídeos e imagens após um período de tempo, ainda havia a possibilidade de que o receptor do conteúdo fizesse uma captura de tela , mas agora até essa possibilidade está descartada.
Esta é uma das novidades que o WhatsApp incorporou neste mês de agosto com suas últimas atualizações do aplicativo, e está presente tanto na versão do aplicativo para iOS quanto no Android.
Além disso, a nova opção de bloqueio de capturas de tela não precisa ser ativada, pois, por padrão, ela já é incorporada às mensagens temporárias automaticamente, sem que o usuário precise acessar nenhum menu para configurá-la ou ativá-la.
Especificamente, o bloqueio de captura de tela no WhatsApp é ativado por padrão em mensagens temporárias que incluem imagens ou vídeos. As mensagens temporárias no WhatsApp incorporam a possibilidade de configurar sua exclusão automática após um período de tempo que o remetente pode escolher: 24 horas, 7 dias ou 90 dias.
Ao receber uma mensagem desse tipo, se o destinatário tentar fazer uma captura de tela, além de não conseguir, aparecerá uma mensagem indicando que essa opção não está disponível por motivos de privacidade. Além disso, o remetente do conteúdo receberá um aviso de que foi feita uma tentativa de capturar a tela.
As mensagens temporárias que contêm apenas texto não incluem esta opção para bloquear capturas de tela, nem está disponível em mensagens normais, não temporárias, onde a captura de tela também não pode ser bloqueada.
De qualquer forma, deve-se lembrar que mesmo que existam esses bloqueios, nada impede que o destinatário do conteúdo fotografe ou grave a tela do dispositivo com a câmera de outro dispositivo. O bloqueio de tela afeta apenas a capacidade do próprio dispositivo de fazer essa captura de tela.