Para muitas pessoas, a manicure já faz parte da sua rotina de cuidados pessoais e, embora ter mãos bonitas e bem cuidadas tenha muitos benefícios, pintar as unhas constantemente é algo muito diferente. Faz com que elas pareçam muito bonitas e arrumadas, mas será que é bom?
Certamente já aconteceu com você mais de uma vez querer fazer uma mudança nas mãos e pintar as unhas ser a opção mais rápida e fácil, seja em casa ou no salão, e repetir isso indefinidamente, retirando e aplicando esmaltes. No entanto, isso pode ter consequências não muito favoráveis, tanto para as unhas quanto para a pele ao redor delas.
De maneira geral, pintar as unhas não é ruim; na verdade, os especialistas afirmam que aplicar uma camada de esmalte pode ajudar a reter a umidade, evitando quebras e ressecamento. Além disso, é benéfico quando aplicado em unhas saudáveis, pois as protege de agentes externos, proporcionando um acabamento bonito e polido sem efeitos colaterais. No entanto, isso só se aplica no caso de esmaltes transparentes.
Atualmente, pintar as unhas geralmente não traz consequências graves, uma vez que ingredientes tóxicos como formaldeído, ftalato de dibutila (DBP) e tolueno foram eliminados das fórmulas. No entanto, é importante procurar sempre por produtos atóxicos. Um efeito que os esmaltes coloridos podem ter é alterar a cor das unhas e deixá-las amareladas, não necessariamente devido ao aparecimento de fungos, mas porque o pigmento ficou impregnado.
Se você usa esmalte há muito tempo, provavelmente já aconteceu de, ao removê-lo, deixar uma mancha amarela nas unhas, que as faz parecer sujas e negligenciadas. No entanto, isso não é uma doença ou algo semelhante. Para removê-lo, é bom parar de pintar as unhas por algumas semanas para que possam descansar dos pigmentos. Além disso, para ajudar a acelerar esse processo, existem alguns truques naturais, como mergulhá-las em uma mistura de água e vinagre de maçã ou em algumas gotas de limão, para ajudar a restaurar sua cor natural.
Pintar as unhas pode ser benéfico em certas situações e trazer proteção, mas se não tivermos uma boa rotina de cuidados com as mãos, pode ter outras consequências não tão favoráveis.