Descubra as contribuições nutricionais que os tomates verdes nos dão. Os tomates verdes, também conhecidos como miltomato, tomate casca, tomate milpa ou tomatillo, são um dos alimentos mais utilizados na culinária mexicana.
Bem, eles não podem faltar varios pratos e saladas, usamos para preparar molhos muito picantes, seja em apresentações cruas ou cozidas, com as quais acompanhamos tacos entre outros, enfim, essa comida combina com qualquer ensopado e aperitivo.
O tomate verde com o nome científico Physalis ixocarpa é uma espécie que pertence à família solanaceae, na qual também são encontrados o tabaco, a pimenta e a batata.
O tomate verde fornece muitos nutrientes ao organismo, fornece vitaminas e minerais como niacina, potássio e manganês, fósforo, cobre e ferro. É um alimento rico em fibra dietética que ajuda a melhorar a digestão, contém vitamina C e vitamina K. Mas você sabia que esse alimento tem propriedades medicinais que já foram usadas até para aliviar doenças menores, como febre e tosse.
A casca tem sido usada para remédios medicinais, por meio de infusões que ajudam a aliviar distúrbios gastrointestinais, reduzir dores de ouvido, é eficaz no alívio de problemas respiratórios e até mesmo sua casca tem sido utilizada como tratamento alternativo para tratar caspa e calvície.
Outro de seus grandes benefícios que o tomate tem é que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, graças ao seu teor de vitamina C, acelera a produção de glóbulos vermelhos que ajudam a proteger o corpo de agentes estranhos. O tomate também contém fisalinas que atuam como agentes antimicrobianos.