Descubra 22 benefícios do Cadastro Único e quem ainda pode se inscrever
Cerca de 73 milhões de brasileiros estão escritos no Cadastro Único, segundo dados da Empresa de Tecnologia e informações da Previdência (Dataprev), mas nem todas recebem os benefícios do programa.
>>INSS já tem data para começar a pagar atrasados de aposentados e pensionistas
Segundo o governo, o Cadastro Único é uma forma de integrar os esforços de todas as esferas governamentais no enfrentamento da pobreza e na contribuição para aperfeiçoar a gestão dos programas.
>>Bolsa Família vai inscrever 1 milhão de novas famílias com empréstimo de R$5 bilhões
Atualmente, 22 programas são disponibilizados para os inscritos do Cadastro Único. Através do Cadastro Único as famílias são identificadas e caracterizadas como de baixa renda. Isso só se torna possível após elas fornecerem as informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras para serem registradas no cadastro com isso permite que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.
>>Novo ciclo do auxílio emergencial de R$ 300 começa a ser pago
>>Pix Cobrança: saiba como vai funcionar essa alternativa ao boleto
Os interessados em se inscrever deve se dirigir ao setor responsável pelo Cadastro Único na Prefeitura de sua cidade ou mesmo a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa, munidos pelos documentos de identificação como RG, CPF e título de eleitor para realizar o cadastramento da família.
>>Descubra como aproveitar os melhores descontos da Black Friday 2020
Vale ressaltar que o cadastramento não significa a inclusão automática nos programas sociais citados acima. Os programas usam as informações do Cadastro Único, mas são gerenciados por outros órgãos. A seleção e o atendimento da família, segundo o governo, acontecem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada um deles.