Descongelar carne no micro-ondas faz mal à saúde? A resposta surpreendente, confira.
Muita gente está acostumada a descongelar carnes no micro-ondas – afinal, existe uma configuração para isso. Vamos ver o que acontece quando você descongela alimentos, principalmente carne, no micro-ondas.
O hábito de descongelar alimentos no micro-ondas é bastante difundido. Algumas pessoas acham que não há nada de errado em fazer isso, afinal, existe uma configuração especial que faz isso, o ‘descongelamento’. Esta afirmação é verdadeira, mas o descongelamento que ocorre no micro-ondas é “violento” porque provoca uma mudança brusca de temperatura. Isso geralmente faz com que os alimentos sejam cozidos em alguns lugares e permaneçam congelados em outros. Ou acaba tornando a comida não comestível, como o pão que, muitas vezes, fica duro e não comestível depois de descongelado no micro-ondas.
Alguns alimentos, no entanto, não apresentam esses problemas, por exemplo, líquidos ou bebidas. Se os colocarmos para descongelar no micro-ondas, eles simplesmente passarão do estado sólido para líquido em pouco tempo. Isso é o caso, por exemplo, de sopas, purês e afins. Basta colocá-los no micro-ondas e depois aquecê-los em uma panela para que fiquem com o aspecto de recém-preparados.
Mas e a carne? É possível descongelar carne no micro-ondas? É recomendado? Vamos descobrir.
Existem riscos de a carne não descongelar de maneira adequada no micro-ondas, o que, mesmo que sejam feitos esforços para descongelar corretamente a carne, resultará em um produto não comestível. Supondo que tenhamos congelado a carne corretamente, vamos ver se descongelar no micro-ondas é realmente a melhor escolha.
Como já mencionamos, cozinhar no micro-ondas provoca uma mudança brusca na temperatura dos alimentos nele colocados. Quando isso acontece, os resultados não são os melhores. Primeiro, a carne não descongela uniformemente, fazendo com que alguns pedaços (os mais finos ou externos) fiquem cozidos, enquanto outros permanecem completamente congelados. Este fenômeno favorece a proliferação de bactérias potencialmente perigosas para a saúde.
Mas e se o micro-ondas não for a melhor escolha? Como descongelar carne corretamente?
A ação correta é descongelar a carne na geladeira por 24 horas. Porém, se precisarmos de um processo de descongelamento mais rápido, podemos optar por outras técnicas em vez de utilizar o micro-ondas. Basta preparar uma bacia com água e colocar nela o saco que contém a carne congelada. Trocamos a água a cada quinze minutos e em pouco tempo nossa carne estará pronta para cozinhar e saborear (leva cerca de uma hora por quilo de carne).
Embora esta técnica acelere o descongelamento da carne, em nada altera a sua qualidade. Mas e se tivermos convidados de última hora e uma necessidade imediata de carne descongelada? Neste caso, podemos optar por descongelar no micro-ondas, mas temos que usar um pequeno truque. Depois de descongelada, a carne deve ser cozida imediatamente para evitar a proliferação de bactérias. Assim, enquanto a carne descongela, já aqueça a panela, grelha ou outro recipiente, e proceda ao cozimento imediatamente.