Os desafios estimulam o pensamento, despertam a curiosidade e a faculdade de raciocínio para resolvê-los. Ao tentar resolvê-los com seus amigos ou entes queridos, você melhora as capacidades do seu cérebro enquanto se diverte.
Para resolver esse enigma, você pode usar seus conhecimentos sobre ciências do ensino médio que lidam com volumes, líquidos e sólidos. Este quebra-cabeça colocará seu conhecimento científico à prova. Esperançosamente, você aprendeu um pouco disso. Aqui está um quebra-cabeça que colocará seu conhecimento sobre as propriedades dos materiais à prova!
DESAFIO DE LÓGICA: Qual copo contém mais água?
É aconselhável observar a imagem com atenção e, acima de tudo, não se deixar enganar pelas aparências. Trata-se de detectar o copo que conteria mais água entre os quatro.
Pense cuidadosamente sobre a pergunta e não se apresse para responder aleatoriamente. Em seguida, role para baixo para descobrir a resposta. Você deve usar a lógica para encontrar a resposta correta para este quebra-cabeça.
Cada copo deve ser do mesmo tamanho, cheio no mesmo nível, e o objeto que desloca a água de um copo para o outro (ou seja, um copo de 4 por 4 também é obrigatório) deve conter mais água.
Assim como um curso de ciências, este quebra-cabeça tem algumas reviravoltas que podem parecer contraintuitivas. Não se deixe enganar pelas aparências. Considere os copos e seu conteúdo e, quando achar que sabe a resposta, role para baixo para ver a solução.
Você provavelmente já entendeu que a lei do deslocamento está em jogo aqui e isso afetará o volume de cada jarro; o que você pode não ter considerado é que outra propriedade é significativa nessa situação. Relembre a flutuabilidade.
Aqui está a resposta para o enigma:
O brinquedo do pato de borracha não estava dentro do vidro, mas escondido atrás dele. Como todos os copos são do mesmo tamanho e cheios no mesmo nível, o jarro sem nada para deslocar a água dentro dele – copo 4 – deve conter mais água.
Mencionamos que a flutuabilidade era um fator essencial: espectadores atentos teriam notado que os patos de borracha não afundam.
Portanto, o pato amarelo não poderia ter deslocado nenhuma água, e a única resposta lógica seria que ele estava atrás do vidro (tornando assim a transparência um importante campo de trabalho aqui)!
Se serve de consolo, porém, aqueles que negligenciaram essa farsa e selecionaram o copo número 2 estavam no caminho certo. O clipe de papel teria deslocado a menor quantidade de água – se ao menos o pato de borracha fosse, de fato, um patinho de água.