Delicioso bolo virado de tangerina

Este bolo é fácil e muito saboroso

Surpreenda os seus convidados com um delicioso bolo virado de tangerina, com todo o sabor do Natal, sem forno. Se existe uma fruta pela qual ansiamos o ano todo, é sem dúvida a tangerina . Simples de descascar, fácil de comer e com uma combinação de azedo e doce, este cítrico é o favorito de muitos e a fruta que marca o início da época natalícia.

O seu sabor torna esta fruta perfeita para preparar sumos, águas, coquetéis, mas também pratos à base de carne e marisco, bem como, claro, sobremesas. Entre estes, destacam-se os bolos, mas se não quiser ligar o forno, trazemos a solução.

Ingredientes:

  • 4 tangerinas médias maduras
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 3 ½ colheres de açúcar branco
  • 1 ovo
  • ¼ xícara de óleo vegetal
  • ⅔ xícara de leite
  • 2 copos de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ¼ colher de chá de sal ou uma pitada

Receita de bolo virado de tangerina

Preparação:

  1. Descasque as tangerinas e corte ao meio na horizontal para que a polpa fique exposta. Retire as sementes e reserve.
  2. Em fogo baixo, aqueça a manteiga com 1 colher (sopa) de açúcar em uma frigideira grande com tampa. Misture continuamente até que ambos estejam derretidos e o açúcar fique com uma cor de caramelo.
  3. Coloque as tangerinas com a polpa voltada para baixo na panela e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo para que caramelizem, sem queimar. Enquanto isso, prepare a massa.
  4. Em uma tigela, bata o ovo com o açúcar, use um batedor de arame ou um garfo para incorporar perfeitamente.
  5. Adicione óleo e leite; misture até incorporar.
  6. Por fim, acrescente a farinha, o sal e o fermento. Bata até que todos os ingredientes estejam misturados e você tenha uma mistura lisa, sem grumos e grossa, com consistência de massa de torta, mais grossa que panqueca.
  7. Despeje a massa sobre as tangerinas, cobrindo-as perfeitamente. Use uma espátula para distribuir bem a mistura.
  8. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 a 25 minutos, até que a massa esteja cozida. Para verificar, espete uma faca ou palito, deve sair limpo.
  9. Desligue o fogo, espere 5 minutos e desenforme sobre um prato. Quando esfriar, você pode decorar polvilhando um pouco de açúcar de confeiteiro… ou deixar assim com um toque mais rústico.

Se quiser intensificar o sabor da tangerina , acrescente uma colher de chá das raspas de sua casca, ficará uma delícia. Além disso, quando não é a época das tangerinas , você pode usar laranjas pequenas.