Deliciosa mousse de maracujá e chocolate com brownie

Uma receita requintada e muito deliciosa

Há sobremesas que são um luxo: deliciosas, vistosas, uma festa para todos os sentidos. Dentro dessa categoria está essa deliciosa mousse de maracujá e chocolate com brownie. Sua idealizadora é a confeiteira Daiana Luján, confeiteira do Lamas @lamas.resto, localizado no pólo gastronômico Canning, especializado em cozinha peruana e japonesa.

Aqui fica a receita, os ingredientes e todos os detalhes para que possa preparar em casa esta deliciosa mousse de maracujá e chocolate com brownie.

Ingredientes para 10 porções

Para a base:

  • 300 gramas de chocolate meio amargo
  • 150 gramas de manteiga
  • 6 ovos
  • 280 gramas de açúcar
  • 220 gramas de farinha
  • 30 gramas de cacau em pó
  • nozes picadas, opcional

 Mousse de chocolate:

  • 120 gramas de clara de ovo
  • 240 gramas de açúcar
  • 180 gramas de chocolate
  • 55 gramas de manteiga

Para a mousse de maracujá:

  • 250 gramas de polpa de maracujá
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 gramas de creme de leite
  • 12 gelatinas sem sabor
  • 60 gramas de água

Preparação da mousse de maracujá e chocolate com brownie:

1- Para preparar a base do brownie, peneire os secos e em seguida, derreta o chocolate com a manteiga.

2- À parte, bata os ovos com o açúcar e  em seguida, acrescente a mistura de chocolate. Adicione os ingredientes secos. Integrar bem e acrescentar as nozes picadas se desejar. Disponha em um prato previamente enfarinhado e untado com manteiga e logo após, leve ao forno em temperatura alta por 15 a 20 minutos.

3- Agora para a mousse de chocolate faça um merengue à italiana com as claras e o açúcar, quando estiver pronto junte o chocolate previamente derretido com a manteiga. Misture a preparação envolvendo bem e em seguida, arrume em um recipiente e reserve.

4- Para a mousse de maracujá, hidrate a gelatina na água. Em seguida, bata as natas e acrescente o leite condensado, continuando a bater, acrescente a polpa em forma de fio e por último acrescente a gelatina (previamente hidratada e aquecida no micro-ondas por cerca de 30 segundos). Adicione todos esses ingredientes enquanto bate em velocidade média. Em seguida, arrume em um recipiente e reserve.

5- Quando todos os preparos estiverem frios, disponha uma porção de brownie e por cima uma de mousse de chocolate seguida de uma de mousse de maracujá e está pronto para saborear.

Saiba um pouco sobre a origem do Brownie:

Já ouvi diversas histórias sobre o surgimento dessa relíquia gastronômica. Ainda não se sabe ao certo a origem exata do brownie. Muitas lendas são difundidas sobre a primeira aparição do bolinho que lembra muito a massa de cookies de chocolate.

O famoso livro “Larousse Gastronomique” apresenta o primeiro registro da receita de brownie em “New England” em 1896, no nordeste dos Estados Unidos. A receita foi publicada no livro de culinária “The Boston Cooking – School CookBook”, escrito por Fannie Merritt Farmer.

Embora alguns historiadores de culinária confirmem que o primeiro registro é de 1906, na nova edição do mesmo livro de cozinha, em uma versão que traz mais chocolate.

Dizem também, que surgiu na cozinha do hotel Hilton Palmer House, em Chicago. Conta a história que a mulher do dono do hotel, Bertha Palmer, pediu ao chef para criar uma sobremesa diferente para a exposição mundial Columbian Exposition World’s Fair, virando sucesso. A mesma receita é usada nos hotéis da rede até hoje.

Uma das lendas mais famosas diz que uma dona de casa estava fazendo um bolo de chocolate e não acrescentou à receita o fermento em pó. Ela assou o bolo e percebeu que ele não havia crescido, servindo-o como um bolo solado mesmo, todos gostaram.

Mas a história que eu mais gosto é sobre um confeiteiro que estava tão apaixonado, pensando em sua amada, que acabou esquecendo-se de colocar o fermento no bolo de chocolate, o que deixou a massa mais escura e baixinha.

Ele não queria que soubessem sobre o erro e então cortou a massa em quadrados pequenos e serviu, dizendo que havia preparado alguns “brownies”.