Receitas

Deliciosa milanesa feita com um segredo especial

Publicado por
Yanara Cardeal

A milanesa pode ser carne ou frango. Este prato é muito popular,  que pode ser consumido acompanhado de um prato de batatas fritas, purê de batatas ou uma rica salada mista.

A Wikipédia define milanesa como um filé, geralmente bovino, empanado, que é cozido frito ou assado. É uma grande discussão culinária se você pode chamar de “milanesa” qualquer corte de um produto que é então empanado e cozido de maneira semelhante.

Há quem defenda que as milanesas podem ser feitas com carne de porco, frango, peixe e até queijo, soja, berinjela, entre outros ingredientes. No entanto, os mais radicais se assustam com essa afirmação, assegurando que o único milanês é o de “carne”, e que no máximo podem aceitar também o de “frango”.

Este prato é muito famoso por sua facilidade e praticidade, trata-se de carne empanada e depois pode ser assada ou frita. Claro que os mais conservadores só consideram válido cozinhar em óleo. Mas quem opta por uma receita mais saudável, opta pelo forno.

Uma dica: se quiser dividir umas milanesas com amigos celíacos, pode trocar a farinha de rosca por polenta, farinha de arroz ou purê de batata desidratado. Como você verá na cozinha, existem tantas alternativas quanto recursos e inventividade. A seguir, a receita.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 dente de alho
  • Um punhado de salsa picada
  • Sal e pimenta a gosto
  • Pão ralado ou farinha de rosca
  • ½ quilo de peito de frango

Preparação da milanesa

1- Primeiro descasque o alho e em seguida, pique-o junto com a salsa. Logo após, coloque os ovos em uma tigela e bata até que estejam bem quebrados. Depois adicionamos a salsa, o alho e em seguida temperamos o peito de frango e reservamos.

2- Pegamos os peitos de frango, colocamos na mistura de ovos por cerca de 10 minutos. Em seguida, pegamos de um a um e passamos pela farinha de rosca. Um segredo especial? Acrescentar sementes ou cereais a farinha de rosca dá um toque de novidade ao prato que o torna especial. Você deve continuar esse processo até terminar com a milanesa.

3- Prepare uma frigideira com bastante óleo quente. Lá frite as milanesas, por cerca de 10 ou 15 minutos e verifique se estão dourando. Em seguida, retiramos e preparamos um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo.

4- E pronto, você já pode comer uma deliciosa Milanesa!