De fazer chorar: decisão do governo PREOCUPA milhões de brasileiros

De fazer chorar: decisão do governo PREOCUPA milhões de brasileiros | Você já se perguntou o que os titulares do Bolsa Família e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm em comum? Infelizmente, nos últimos meses, a resposta tem sido decepção. Milhões de pessoas foram cortadas do programa social, e muitas famílias se queixam de terem ficado sem a importante contribuição. Mas, o que será que está por trás dessas atitudes? Vamos investigar juntos.

Nos últimos meses, os beneficiários do Bolsa Família expressaram descontentamento com as atitudes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao programa social. Segundo eles, uma importante promessa de campanha do petista não tem sido cumprida: o benefício não está chegando a toda a população vulnerável como prometido.

Milhões de pessoas excluídas

Na última quarta-feira, 12, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome confirmou a exclusão de aproximadamente 1,2 milhão de titulares do Bolsa Família. Além disso, outras 125 mil famílias foram excluídas do programa por não corresponderem ao perfil de elegibilidade ou por não realizarem o saque do benefício por mais de seis meses.

No total, mais de 1,3 milhão de cortes foram realizados com base em todos os casos avaliados. Mensagens via SMS e pelos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem foram enviadas pelo Governo Federal aos beneficiários cuja transferência foi bloqueada.

Pente-fino do Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que o pente-fino atual do programa está focando em titulares do Bolsa Família que se registraram no sistema do Cadastro Único (CadÚnico) como famílias unipessoais, especificamente entre maio e outubro de 2022. Segundo ele , esse período foi escolhido porque foi quando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro incluiu milhares de cidadãos aparentemente aleatórios no quadro de titulares do Bolsa Família. A suspeita é de que as inclusões têm sido feitas com interesse eleitoral na época da disputa presidencial.

No entanto, uma grande preocupação dos beneficiários é que as regras do programa prevalecem cada vez mais rígidas e o processo de burocratização acabe dificultando o acesso de quem realmente precisa da ajuda financeira. Para muitos, a exclusão de titulares é uma medida desumana, principalmente em um momento de crise econômica e sanitária em que muitas famílias estão passando por dificuldades.

Como saber se o benefício foi bloqueado

  • Consulta do Bolsa Família pelo celular
  • Acesse o aplicativo do Caixa Tem;
  • Selecione a opção “Bolsa Família”;
  • O robô do aplicativo iniciará uma conversa automática. Clique em “Continuar” para ter acesso às informações desejadas;
  • Quatro alternativas serão apresentadas. Clique no botão que corresponder à opção desejada;

Se a parcela já tiver sido depositada, basta voltar ao menu inicial e clicar no botão de “Saldo” para verificar o valor disponível.

Veja também: Bolsa Família bloqueado? Entenda os motivos e saiba como atualizar informações