Cuscuz de couve-flor: uma receita fácil e rápida para o almoço

Aprenda uma receita fácil e muito rápida para complementar o seu almoço

Aprenda uma receita fácil e muito rápida para complementar o seu almoço, experimente o delicioso cuscuz de couve-flor. Este cuscuz de couve-flor é tão simples de preparar, uma das invenções de Ferrán Adriá, você vai viciar.

E realmente me parece uma grande invenção, porque a couve-flor cozinha em dois minutos ou menos, absorve perfeitamente os sabores dos outros ingredientes com os quais a cozinhamos e não sai de casa com aquele cheiro de couve-flor tão característico de quando nós cozinhá-lo.

O cuscuz de couve -flor é um prato barato que enche muito devido ao seu alto teor de fibras, fornece vitaminas e minerais e fornece poucas calorias, por isso, para esta época do ano em que todos já estamos pensando em ficar elegante no verão, é perfeito como acompanhamento ou como entrada.

Ingredientes:

  • Couve-flor, 500-600 g
  • Cebola, ½
  • Cenoura, 1
  • Aipo, 1 pau
  • Alho-poró, 1 pedaço de cerca de 10 cm
  • Pimentão vermelho, 1
  • Azeite extra virgem, 1 colher de sopa
  • Sal
  • Cebolinha, salsa, para decorar

Preparação de cuscuz de couve-flor:

A primeira coisa que temos a fazer é cortar os legumes em pedaços bem pequenos e ralar a couve -flor com um ralador médio para que a couve-flor fique na forma de grãos do tamanho do cuscuz tradicional, É muito mais confortável fazê-lo com um ralador.

Em uma frigideira, aqueça o azeite extra virgem em fogo alto (12/12) e refogue os legumes com sal a gosto por alguns minutos. Não precisamos escaldar os legumes, basta assá-los um pouco para que fiquem al dente, então quando vemos que começam a perder a rigidez e liberam um pouco de suco, adicionamos a couve -flor ralada com um pouco de sal e refogue por mais alguns minutos sem parar de remover.

Servimos decorando com um pouco de salsinha e/ou cebolinha picada. Também pode ser comido frio e é igualmente delicioso. O cuscuz de couve -flor é um prato fantástico para todos aqueles que se cansam de comer legumes logo de cara, porque cozinhando a couve-flor ralada obtemos uma textura que lembra muito o cuscuz.

Então se o usarmos para acompanhar peixe ou carne grelhada será um opção muito mais baixa em calorias e nutricionalmente mais interessante do que se a acompanharmos, por exemplo, com arroz branco. E com a vantagem de o prepararmos em menos tempo.