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Currículo: como escolher as melhores habilidades pessoais para seu CV

Publicado por
Jerffeson Brandao

Currículo: como escolher as melhores habilidades pessoais para seu CV.

A chave para fazer seu currículo chamar a atenção é a personalização. É importante que cada currículo seja adaptado ao cargo para o qual se candidata, portanto, as habilidades que você incluir também devem ser adaptadas à oferta de trabalho.

88% dos recrutadores consideram importante que o currículo esteja relacionado ao trabalho, de acordo com o relatório “LinkedIn Global Recruiting Trends”.

Recomendamos que você leia atentamente a descrição do trabalho e identifique todas as habilidades que a empresa solicita. Em seguida, selecione aqueles que correspondem ao seu perfil e experiência e adicione-os ao seu currículo.

Pense que o recrutador quer que a pessoa que se apresenta para a oferta tenha as competências esperadas do seu setor profissional , para além das competências que constam da oferta.

Por exemplo, espera-se que alguém que queira trabalhar na área da saúde tenha empatia, inteligência emocional e capacidade de ouvir e comunicar de forma assertiva.

Agora você pode estar se perguntando quais são as habilidades pessoais mais valorizadas pelos gerentes de recursos humanos. Vamos ver isso!

As 14 habilidades pessoais mais valorizadas pelos recrutadores

Embora existam habilidades específicas para cada especialidade e disciplina, isso não significa que não existam algumas de natureza genérica que possam ajudá-lo a relançar seu perfil profissional.

De quais estamos falando? De acordo com os últimos relatórios do Linkedin e do Fórum Econômico Mundial, em geral, as competências mais valorizadas pelos responsáveis ​​pelos recursos humanos são:

  1. Escuta ativa
  2. Adaptabilidade
  3. Comunicação
  4. Inteligência emocional
  5. Inovação
  6. Trabalho em equipe
  7. Ética de trabalho
  8. Colaboração
  9. Criatividade e originalidade
  10. Persuasão
  11. Aprendizado ativo
  12. Resolvendo problemas complexos
  13. Flexibilidade
  14. Tolerância ao estresse

Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Inteligência Emocional já estavam presentes nas 5 principais habilidades do LinkedIn no ano passado.

No caso dos perfis juniores, as soft skills mais procuradas variam um pouco. De acordo com a National Association of Colleges and Employers, as habilidades mais procuradas pelos gerentes de recursos humanos nos currículos dos candidatos juniores são principalmente: resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação escrita e liderança.

Mais exemplos de habilidades pessoais

  • Comunicação
  • Confiança
  • Resolução de conflitos
  • Organização
  • Comunicação oral e escrita
  • Atenção aos detalhes
  • Administração do tempo
  • Empatia
  • Pensamento critico
  • Ética
  • Responsabilidade
  • Atitude positiva
  • tolerância à pressão
  • Assertividade
  • mente aberta
  • Paciência
  • Iniciativa
  • Relações interpessoais
  • Comunicação assertiva
  • Estabilidade
  • Motivação
  • Gerenciamento de tempo