Se você suspeita que seu creme facial pode ser a causa da sua acne recorrente, você pode estar certo e ser vítima da acne cosmética. Para prevenir e combater esse problema, compartilhamos um guia com os ingredientes que você deve evitar nos seus produtos de beleza.
A acne cosmética é uma condição da pele causada por ingredientes de alguns produtos cosméticos que obstruem os poros e resultam em acne, geralmente aparecendo em áreas como queixo, bochechas, testa, mandíbula e ao redor da boca.
A melhor maneira de prevenir a acne cosmética é ler os rótulos dos produtos cosméticos que compramos e evitar o uso de produtos comedogênicos. Ao escolher um creme facial, certifique-se de que ele seja não comedogênico e formulado para o seu tipo de pele.
Se você já teve acne cosmética, é importante parar de usar o produto que a causou. Além disso, é aconselhável consultar um dermatologista para descartar outras possíveis causas.
Alguns ingredientes comuns em cremes faciais podem desencadear a acne cosmética e devem ser evitados:
Para acelerar a cicatrização, melhorar a pele afetada e combater a acne, você pode usar produtos com ingredientes ativos como:
Além de usar cremes faciais com esses ingredientes, considere-os também ao escolher seus produtos de limpeza facial e soros hidratantes.
Você pode acelerar a cura da acne complementando o uso de máscaras antiacne caseiras com ingredientes naturais como aloe vera e óleos naturais como óleo de jojoba e azeite, que possuem propriedades hidratantes. Além disso, extrato de mel e vinagre de cidra são ótimos antimicrobianos, perfeitos para combater a acne.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele, faça um teste de alergia e busque orientações com seu dermatologista.